"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

terça-feira, 7 de setembro de 2010

RENASCIMENTO: HUMANISMO E RENOVAÇÃO


Entre os séculos XV e XVI surgiu na Europa Ocidental um movimento artístico e cientifico, chamado Renascimento, que provocou a ruptura da religiosidade medieval, passando a exaltar a valorização do homem, assim formando movimentos que pregavam a valorização da cultura. Assim, com o intuito de reformar os currículos universitários que se preocupavam apenas com disciplinas teológicas surge o Humanismo acrescentando estudos matemáticos, históricos, lingüísticos e filosóficos. A maior preocupação dos humanistas era retirar do confinamento os livros de mosteiros e clausuras para que pudessem estar ao alcance da população.
O Humanismo sofreu uma evolução que ampliou a concepção inicial, passando a criticar as condições sociais em que o povo era submetido a viver no período feudal, a partir de uma ideologia individualista do homem para impulsionar o progresso.
Como sabemos a arte é uma das formas de representar o mundo e, por isso, o Humanismo buscou curar a cegueira social imposta pela sociedade judaico-cristã, resgatando obras e autores da antiguidade clássica, como da cultura grego-latina, que haviam sido censuradas pela igreja Católica. Assim, a Europa renascentista atravessou um período sofrido com a Peste Bubônica, mas também um período de renovação nas artes, letras e ciências, destacando-se Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Dante, Maquiavel, Shakespeare, Galileu, entre outros.
O Renascimento e o Humanismo tinham como filosófica principal a idéia de que todas as coisas teriam sido criadas por Deus para propiciar a vida humana. Se as novas idéias trouxeram benefícios ao povo, como maior liberdade de expressão, o homem visto como o centro do universo também trouxe o consumismo exagerado e a falta de respeito com o meio ambiente, causando um caos ambiental que reflete na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário