"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O SONHO NÃO ACABOU


A década de 60 foi marcada pelo rock e suas bandas imortalizadas através das músicas e estilos que fizeram história. Ao nos lembrarmos do rock dessa época podemos destacar duas bandas muito importantes para representar uma geração que até hoje influência muitas bandas: The Beach Boys e The Beatles. Ambas são apenas exemplos de uma verdadeira explosão de bandas que vestidos de ternos faziam rock que levavam as garotas ao delirio e os caras a sonharem com uma banda.
É justamente nesse contexto (anos 60) que Tom Hanks, em 1996, produziu o filme “The Wonders”. A obra cinematográfica ilustra uma banda (fictícia) que surgiu paralelamente a loucura que The Beatles vinha causando, porém, eles não alcançam o mesmo sucesso, tendo apenas um single emplacado.
O que podemos perceber é uma banda independente com garotos que tocavam para se divertir. Mas de repente eles se vêem fazendo sucesso e obrigados a fazer da música um negócio, a arte sendo comercializada.
Outro ponto importante no mundo da música dos anos 60 eram as groupies, representadas por mulheres que perseguiam músicos e se relacionavam com eles, tornando-se assim famosas também. É muito interessante como o filme retrata a figura da groupie. Liv Tyler (filha de uma groupie com um roqueiro) dá vida à personagem Faye de uma maneira não vulgarizada como se costuma fazer.
Faye não corre atrás de nenhum músico, mas sim namora o vocalista da “The Wonders”, desde quando o sucesso ainda não existia para o grupo. Ela se interessa pela banda, pela música e está sempre presente para apoiar e ajudar. Faye não acompanha a banda por motivos alheios ao amor que sente pelo namorado e a música. Porém, o namorado larga ela e a banda, e quem acaba conquistando o coração da garota é o baterista que sempre se mostrou o mais maduro e talvez mais profissional de todos.
Toda essa narração serve para mostrar que assim com a “The Wonders” muitas bandas nasceram e acabaram na década de 60. Nem toda banda underground está preparada para comercializar sua matéria prima, assim como nem todo poeta publica seus poemas. Nem todas as groupies queriam apenas dizer que transavam com lideres de bandas. Fatos esses que ocorrem até os dias atuais, pois, temos bandas undergrounds que não suportariam mudar sua arte por dinheiro e fama. Temos garotas que correm atrás de músicos para serem populares e outras que realmente são apaixonadas por música e músicos sem interesse diverso ao amor que sentem.
“The Wonders – O sonho não acabou” é tão magnífico que chega a ser impossível acreditar que se trata apenas de uma banda montada para passar nas telas de cinemas. Realmente a “The Wonders” existiu e existe até hoje na figura de garotos movidos pela música e por isso “o sonho não acabou e nunca irá acabar”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário