"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO





Scott Pilgrim Contra o Mundo é uma HQ (canadense) que foi adaptada para o cinema e para os games. Mas, como assim? Scott Pilgrim agora é um jogo? Não. Acontece que a adaptação que vemos na tela do cinema ganhou elementos encontrados nos games.
O clima fantástico não é banal ou apenas empolgante, mas tem o papel de desenvolver um tom metafórico que enriquece a obra.
As batalhas que envolvem todo o enredo não são, simplesmente, meras lutas com efeitos especiais de distração. A representação das batalhas significa a luta pelo amor. As batalhas que enfrentamos em uma relação, o passado que carregamos e as experiências que tivemos em relacionamentos anteriores são alicerces para que o amor verdadeiro possa ser percebido. Pois, quando esquecemos os ex-namorados(as) e lutamos pelo amor de certo alguém, podemos dizer que encontramos o amor de nossas vidas.
Outra metáfora usada na obra cinematográfica são as “vidas” que Scott conquista. Essas “vidas” representam a vontade da sociedade em ter novas chances para corrigir algumas frustrações vividas.
Quando Scott afirma que a mudança na cor do cabelo de Ramona demonstra que ela é instável e impulsiva ele faz um discurso explícito da personalidade da jovem. Esses elementos, que constituem a personalidade de Ramona, devem-se ao fato de que ela está sempre em busca da felicidade liquida. Assim, que conquista algo (ou ganha um jogo) ela sente a necessidade de buscar um novo desafio.
Há dois subtextos que usam o cabelo para dialogar com o público. Quando Scott entra em pânico ao Ramona fala do mesmo, demonstra a insegurança, referente à aparência, cultivada pela sociedade contemporânea. E quando Knives pinta o cabelo para parecer com sua rival, representa a falta de auto-estima que lhe atormenta no momento.
Além do lado cômico da obra, temos: a ideologia vegan (tratada com humor); crítica as bandas produzidas por gravadorasos; recursos pós-modernos na montagem; a homossexualidade demonstrada de forma não-educativa, tornando menos cansativa para quem assiste; e toda a cultura pop do mundo nerd.
A mensagem dada na batalha final é fácil de ser identificada. Quando Scott diz que quer lutar por ele, ao invés de dizer que é por Ramona, ele nos sugere que para que possamos lutar pelo amor de alguém, primeiramente, devemos nos amar. Ou seja, a base de nossas atitudes deve estar ligada ao amor próprio para que, desse modo, estejamos amando o outro.
Enfim, Scott Pilgrim Contra o Mundo, mesmo não pertencendo ao universo dos jogos, torna-se o melhor filme de games. Pois, usa-se a inteligência, para produzir uma história cheia de elementos extraordinários que colorem a obra, com textos e subtextos bem produzidos, que fascinam todo o público, fãs ou não da HQ que originou o filme.

Um comentário:

  1. amo esse filme,e adorei sua análise,nunca tinha visto sobre esse ponto de vista.

    ResponderExcluir