"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MORTE E VIDA DE CHARLIE


A editora “Novo Conceito” vem acertando em seus lançamentos, seguindo a linha das consagradas obras de Nicholas Sparks, a nova aposta foi em Ben Serwood e em sua obra “Morte e Vida de Charlie St Cloud”, que inclui amor, valores familiares e tragédia.
Esses elementos que compõem a diegese chamaram a atenção do cinema que, então, produziu uma adaptação belíssima e comovente da obra literária. Muitos críticos dizem que a obra cinematográfica “Morte e Vida de Charlie”, foca-se na fé espírita, porém, desacredito. A opção de termos no enredo espíritos é um mecanismo para mostrar a força do amor, os laços familiares e amigáveis.
O fato de termos um astro “teen” no elenco nos leva a quebrar preconceitos em relação a esses atores, que um dia crescem e passam a mostrar seus talentos. Desse modo, cabe a cada um fazer o próprio julgamento se Zac Efron mostrou esse talento ou não.
Um ponto importante para reflexão na obra é o motivo pelo qual Charlie sobreviveu. Isso nos leva a pensar que todos nós temos uma missão para termos ganhado nossas vidas. Para que estamos aqui, para que fomos criados e confiados a permanecermos na terra? Eis, que Charlie descobre. Assim, o personagem salva almas e é salvado por elas, sempre motivado pela fonte da vida, o amor.
“Morte e Vida de Charlie” é um filme adorável, que inclui Ramones na trilha sonora, desempenhando a função de quebrar o tom melancólico, que se estende ao longo da narrativa e animando o público que se encontra na platéia.
O filme, assim, como o livro, nos mostra os sentimentos mais sublimes, por meio dos personagens, perfeitamente, criados: amor, amizade, família, relacionamento, dedicação, fidelidade, coragem, ciúmes superados pelo amor generoso e sonhos interrompidos, mas não perdidos.
O poema de E.E Cummings, como texto intertextual na obra, funciona como uma mensagem para o público de que devemos nos arriscar. Assim, como para o personagem de Efron, que deve sair do mundo em que criou no cemitério e passar a viver, ou seja, se arriscar, já que a vida é um risco que devemos viver.
“Confie em seu coração
Se os mares explodirem em chamas
E viva pelo amor
Mesmo que as estrelas se movam para trás.”
                                                             E.E.Cummings

Um comentário:

  1. NOSSA EU SOU COMPLETAMENTE APAIXONADA PELO LIVRO E PELO FILME E AMO O POEMA"CONFIE EM SEU CORAÇAO E VIVA PELO AMOR MESMO QUE TODAS AS ESTRELAS GIREM A O CONTRARIO"

    ResponderExcluir