"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DO IT YOURSELF: WARHOL E O PRINCIPIO AMERICANO



O principio americano “Do it Yourself”, com a tradução “Faça Você Mesmo”, é usado na literatura, como por exemplo no conto “Rip van Winkle e nas arte plástica, objeto de análise neste momento, onde iremos tratar da série de pinturas de Andy Warhol intitulada de “Do it Yourself”.
Essa série de pinturas é constituída por imagens organizadas por campos, numerados de acordo com a cor que corresponde a cada um. As imagens que o artista se apropria são em sua maioria paisagens, marinhas e flores. Algumas obras são totalmente pintadas, porém algumas o artista deixou espaços em branco na tela, que como um exercício infantil de colorir são sempre numerados. Porém, a idéia fica apenas na teoria, já que na prática ninguém pode pintar uma obra de Andy Warhol.
Podemos dizer que Warhol nessa representação defendia a idéia de que tudo poderia ser fácil dentro da ideologia americana, “Faça Você Mesmo”.
Além dessas análises, ainda, podemos dizer que o artista pinta um fundo critico social. Pois ele faz uma critica à manipulação do povo. Com os números indicando as cores que devem ser usadas, Andy Warhol representa a ausencia ativa de uma sociedade que vive de acordo com imposições.
O que podemos concluir é que as obras do autor nos levam a uma reflexão sem uma verdade absoluta, pois assim como toda arte, cabe a cada individuo a sua própria percepção. O encanto da arte é justamente este, poder interpretar livremente de acordo com seu conhecimento de mundo e sensibilidade, é claro que a partir das pistas deixadas pelo artista, ficando de nossa responsabilidade explorar e identificá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário