"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

OOP’S! MINHA SAIA VOOU



A imagem feminina vem sendo construída e se modificando através dos tempos, digamos que rapidamente as transformações se dão por meio de décadas. No final do século XIX surge uma imagem livre da mulher, que em fotos eróticas contrapõem o tradicionalismo e repressão da época ao tom de “oop’s minha saia voou”.
A imagem sensual da mulher até então era considerada maléfica, pois enfeitiçava os homens que poderiam perder a racionalidade. As artes contribuíram para que esses conceitos fossem destruídos. A fotografia, o cinema, o teatro e as pinturas deram espaço para que a beleza da mulher fosse mostrada como positiva para os olhos de quem admirasse. Ou seja, a sensualidade ligada ao pecado passou atrelar-se a imagem meiga e ingênua da mulher.
E quais foram as pioneiras nessa transição da imagem feminina? As garotas penduradas, ou seja, as pin ups foram as grandes representantes da imagem delicadamente provocante. Elas eram fotografadas, pintadas ou ilustradas usando peças intimas fofíssimas que causavam encantamento masculino.
Ao contrário do que costumamos pensar que as pin ups surgiram apenas no período marcado pela Segunda Guerra Mundial, para as fantasias dos soldados, as primeiras imagens de pins ups surgiram no final do século XIX em ilustrações para a massa, na Europa, pelo ilustrador Jules Cherét. Seus cartazes eram usados em cabarés, teatros e agências comerciais se popularizando e levando Cherét a se tornar o pai dos pôsteres.
Na década de 30 Alberto Vargas e George Petty ilustraram a idade de ouro das garotas penduradas. As ilustrações eram publicadas na revista americana Esquire. Porém, o ponto alto das pin ups aconteceu na década de 40 com a ilustração dando lugar a fotografia, passando a fazer parte da cultura pop, estando presentes em calendários, páginas de revistas, cartões postais, caixinhas de fósforos, maços de cigarros e até mesmo em fuselagens de aviões. As fotografias das pin ups viraram imagem publicitária.
Então, ocorreu uma grande transformação desde o fim do século XIX onde os cartazes eram ilustrados e na década de 40 do século XX em que as pin ups eram fotografadas. Pois, as ilustrações surgiam da imaginação do artista, já a fotografia exigia uma modelo que fosse capaz de encarar o preconceito ainda existente na sociedade.
As modelos que se destacaram no auge da carreira das pin ups foram os símbolos sensuais Elizabeth Ruth Grable, que com seu maiô recatado foi fotografada por Frank Powolny, a modelo e atriz Marilyn Monroe, a rainha das curvas Betty Page, entre outros ícones desta arte.
Assim a beleza da mulher passou a ser explorada de modo a expressar a força, a beleza, a malícia, a sensualidade, a timidez, o encanto e todas as faces que podemos encontrar na feminilidade, passando a transformar mulheres em modelos de percepção cultural.


P.S A cultura pin up não terminou na década de 50, porém no momento paramos por aqui.

Um comentário:

  1. ótima postagem, parabens... muuuuuuuito boa!! me ajudou bastante, vcs são d+!

    ResponderExcluir