"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

RE-BLUE

1.INTERIOR - DIA - QUARTO

ALIEN, 24 anos, está sentada em frente ao computador, digitando algo. A imagem torna-se a tela do computador e lemos uma conversa online.


FERDINANDA
Como assim?
 
 
ALIEN
Assim, assim.
 
 
FERDINANDA
Não acredito.
 
 
ALIEN
Agora eu to mentindo?
 
 
FERDINANDA
Isso é patológico.
 
 
ALIEN
Eu sei, mas se é uma doença eu não
posso fazer nada, hihihi.
 
 
FERDINANDA
Tem que procurar uma cura.
 
 
ALIEN
E se for igual a AIDS e não tiver cura?
 
 
FERDINANDA
Até quem tem AIDS consegue levar
uma vida de boa, você vai conseguir.
 
 
ALIEN
Não sei, to cansada. Vamos sair?

2. EXTERIOR - DIA - PRAÇA
 
Alien e FERDINANDA, 23 anos, estão sentadas em um banco. Alien está com uma sombrinha aberta.

 
FERDINANDA
Você só me faz passar vergonha.
 
ALIEN
Agora se proteger de um câncer de
pele é passar vergonha?
 
FERDINANDA
Você está sempre querendo se
proteger e, no entanto, é a que mais se fode.
 
 
ALIEN
Não entendi a piada.
 
 
FERDINANDA
Não atravessa a rua sem o sinal
estar verde para os pedestres, não
dirige porque o carro pode capotar
e explodir, não pratica esportes
porque pode se machucar, não anda
de bicicleta porque tem medo de
perder o equilibrio.
 
 
ALIEN
E?
 
FERDINANDA
E faz a pior das loucuras, se apaixona.
 
 
ALIEN
Como se você nunca se apaixonasse.
 
 
FERDINANDA
Se apaixonar para mim é como saltar
de paraquedas, você sente a
adrenalina por alguns instantes,
mas logo está com os pés no chão.
Para você se apaixonar é como
levantar todos os dias e tomar
café, não tem fim, dura a vida toda.
 
Alien levanta-se e caminha, Ferdinanda corre atrás.
 
FERDINANDA
Espere, quero carona na sua sombrinha.
 
As duas caminham juntas.

3. INTERIOR - DIA - QUARTO

Ferdinanda entra no quarto. Alien está sentada em frente ao computador chorando compulsivamente. Ferdinanda senta-se na cama e mexe no celular.
 
FERDINANDA
O que aconteceu?

 
ALIEN
Deu tudo errado.

 
FERDINANDA
Novidade seria se desse certo. O
que deu errado dessa vez?
 
 
ALIEN
Tudo. Conversamos, saimos e puff, bateu a bad.
 
 
FERDINANDA
Mas o que aconteceu além de
conversarem e sairem?
 
 
ALIEN
A gente ficou.
 
 
FERDINANDA
Eu sei, mas o que aconteceu para
você ficar na bad?
 
 
ALIEN
Ele não vai me ligar amanhã.

 
FERDINANDA
Ele disse isso?
 
 
ALIEN
Eu já o conheço bastante para saber
que não vai ligar.
 
 
FERDINANDA
Se ele não ligar o azar é dele. Vai
sofrer agora por causa do que os
outros deixam de fazer?
 
 
ALIEN
Você está certa. Se ele não ligar,
eu ligo, é tão simples. Obrigada, pela ajuda, Ferdi.

FERDINANDA
(Close)
Eu não disse isso.
 
4. EXTERIOR - DIA - PRAÇA
 
Ferdinanda e Alien estão sentadas no mesmo banco do dia anterior.

ALIEN
É isso que dá seguir seus
conselhos, nunca mais te escuto.
 
 
FERDINANDA
Eu não disse para você ligar para
ele. Eu simplesmente disse para
você deixar pra lá, se ele ligasse
tudo bem, se não ligasse você seguia a sua vida.
 
 
ALIEN
Você não disse isso.
 
 
FERDINANDA
Disse sim.
 
 
ALIEN
Você não usou essas palavras.

 
FLASHBACK da fala de Ferdinanda.
 

ALIEN
Foi ambiguo, deu margem para diversas interpretações.

 
FERDINANDA
A interpretação foi sua, agora
encare os fatos. Você ligou e ele
te tratou mal. Agora tem duas
alternativas: esquecer isso e
seguir em frente ou se afundar no
sofrimento do Jovem Werther.

 
Alien levanta-se e começa a gritar.

 
ALIEN
(Ironica)
Seguir em frente, seguir em frente,
que frase linda, sinto uma mágia no
ar. Eu caminho para frente e
pronto, meus problemas desaparecem.
Seguir em frente vai me impedir de
pensar, é como se meu cérebro
corresse entre rosas e jasmins em
um show de raios e luzes psicodélicas.
 
 
Começa a tocar uma música dos Beatles (Tomorrow Never Knows). Alien olha para Ferdinanda que está com o celular ligado em uma caixa de som.

ALIEN
Desligue esse celular, parece um
mano, já disse para usar fones de ouvido.
 
 
FERDINANDA
Não tenho nada contra os manos,
você é muito preconceituosa.
Deveria falar que era falta de
educação, que eu deveria respeitar
as outras pessoas, que ninguem é
obrigado a ouvir o que eu quero,
mas me chamou de mano como se isso
fosse algo terrivel. Isso é muito
feio, dona Alien, só você é
perfeita, o mundo é só você e o seu
sofrimento. Cansei, vou embora.

 
Ferdinanda sai, Alien senta-se no banco, liga a caixa de som e volta a ouvir Tomorrow Never Knows.

5. INTERIOR - DIA - QUARTO

Alien está sentada em frente ao computador, olhando para a tela, sem fazer nada. Ferdinanda entra no quarto, senta-se na cama e mexe no celular.

ALIEN
To baixando um filme, vamos
assistir? Comprei sorvete.

FERDINANDA
Coisa de gente deprimida, assistir
filme comendo sorvete, além de
deprimida vai ficar gorda.

ALIEN
Eu não disse que estou deprimida.

FERDINANDA
Você sempre está.

ALIEN
Tá, indiferente disso, você adora sorvete.

FERDINANDA
Para mim o sorvete tem outro
significado, lembro de pessoas
felizes no parque em um dia de
verão. Para você sorvete é só para
dramatizar a sua cena de sofredora.

ALIEN
Se você não quer tudo bem, eu assisto sozinha.

FERDINANDA
Lá vem o drama, eu não disse que
não ia assistir, só estava
conversando, debatendo sobre as
nossas personalidades.

6. INTERIOR - DIA - SALA

Alien e Ferdinanda estão sentadas no sofá, cada uma com um pote de sorvete chorando compulsivamente.

FERDINANDA
Porque você sempre tem que colocar
esses filmes tristes?

ALIEN
Não sei, na descrição dizia que era comédia.

FERDINANDA
É muito revoltante.

ALIEN
Sinto um vazio em meu peito.

FERDINANDA
Vou ficar introspectiva por uma semana.

ALIEN
Quero cortar meus pulsos.

FERDINANDA
Odeio essa indústria cinematográfica que produz filmes
com pessoas se amando e tendo finais felizes.
 
7. EXTERIOR - DIA - PRAÇA

Alien e Ferdinanda sentadas no banco da praça.

ALIEN
Descobri qual é o meu problema.

FERDINANDA
Só um deles?

ALIEN
O mais grave.

FERDINANDA
Fazer sempre a mesma coisa, ficar
trancada naquele seu quarto e para
"sair da rotina" ficar sentada
nessa praça sem nada para fazer.
Pelo menos no seu quarto tem
computador, aqui nem wi-fi tem.

ALIEN
Também to cansada dessa praça. Mas
não é desse problema que estou
falando. Estou falando de querer
que as pessoas sejam felizes.

FERDINANDA
Eu não vejo você fazendo nada para
a felicidade do mundo.

ALIEN
Eu tento entrar na vida das pessoas
para deixar mais interessante, mais
alegre, mais encantadora, dar um
sentido as vidas tão mornas em preto e branco.

FERDINANDA
De repente elas gostam do preto e
branco, não é todo mundo que gosta
do rosa, nem é todo mundo que gosta
do azul. Já parou para pensar que
elas podem gostar da vida sem
graça? É sempre mais segura.

ALIEN
Acho que entendi. Eu não posso
querer impor a minha presença. Sou
o vermelho e elas escolheram o azul.

FERDINANDA
Vermelho é paixão. Azul é morte.

Alien e Ferdinanda levantam-se e caminham.

ALIEN
Cansei de todas essas reflexões.
Vamos lá em casa assistir algum
filme do Godard? Comprei chocolate.

FERDINANDA
Me deu vontade de ver "Pierrot le Fou"


Nenhum comentário:

Postar um comentário