"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

terça-feira, 12 de abril de 2011

BLUE VALENTINE – UM AMOR CONCRETIZADO



Blue Valentine é uma das atuais obras-primas da sétima arte. Guiado pela direção de Derek Cianfrance, cada cena (incluindo flashbacks) desabrocha uma reflexão, com um passo para o futuro preso ao passado que não reflete no presente, nos dando a percepção de como a relação se construiu e chegou a sua destruição.
Para que essa colocação tenha sentido para todos, vejamos como a obra trabalha em seus discursos explícitos e implícitos. Alguns pontos que devem ser analisados pelo espectador, certamente, são: o amor real, sem o ideal romântico de que o “felizes para sempre” é algo concreto; como a rotina pode desgastar o encanto de uma relação; a prisão do casamento, como se existisse uma obrigação de permanecer em certo estado, por que um dia, em outras circunstancias jurou-se amor eterno, mas como diz a música, “que seja eterno enquanto dure”; a mudança dos indivíduos, já que ninguém é imutável; como um casal deve caminhar junto, o que não acontece no filme, onde a sintonia está distorcida e ninguém consegue afinar a música que toca a todo tempo de uma maneira irritante; a visão romantizada dos jovens que mais tarde ganha lentes para o mundo real (muitas vezes, insuportável); entre outros pontos que iremos discutir.
Diante desses aspectos podemos analisar a proposta da obra em mostrar um casal real, um relacionamento em seu todo e não apenas um recorte de uma história de amor, com aqueles momentos felizes, que convêm mostrar ao espectador. O filme poderia transforma-se, facilmente, em dois. Estranho? Não. Poderíamos nos deparar com uma obra que trataria de um casal se conhecendo e se descobrindo até o dia do casamento e o “felizes para sempre”. Já o segundo filme mostraria um casal em crise, infelizes, sem forças para sair do abismo em que caíram.
Os personagens mostram suas fragilidades, sonhos e esperanças frustradas. É como se Cindy culpasse Dean por seus planos não concretizados e/ou interrompidos. A garota que sonhava ser médica, tornou-se uma enfermeira, casada com um homem que reproduz a má relação de seus pais. Ela mostra-se insatisfeita, sem nenhum vestígio do brilho, que tinha no inicio do relacionamento, ofuscado pelas responsabilidades de uma mantenedora do lar.
Dean nunca teve grandes planos, contentava-se com a vida que tinha, mas era doce, carinhoso, compreensível e fazia valer o amor que dizia sentir. Tudo perdido com o tempo. Talvez a insatisfação da mulher tenha-o feito assim, já que com a filha ele permanece o Dean com as mesmas qualidades da juventude.
A relação desde o inicio baseada no sexo, com o tempo passa a não funcionar, como todo o resto, representando o distanciamento e a dificuldade de se redescobrirem como um só.
Enfim, podemos dizer que Blue Valentine é um filme que conta a história real do amor, um amor que nasce intensamente, enche os corações de alegrias e faz que com tanta empolgação cegue o casal para o essencial. Inevitavelmente, a novidade se tornará banal e somente a compreensão, a capacidade de ceder e a vontade de permanecer unido fará com que o casal possa lembrar, saudosamente, do tempo em que tudo era sonho, já que quando passa a ser real sempre fica menos encantador. Afinal, o amor romântico existe apenas quando não concretizado.

P.S um breve resumo de uma obra que guarda muito mais subtextos do que essas palavras foram capazes de desvendar.

A fotografia funciona como uma ironia no cartaz do filme.
Ela representa a tentativa de congelar o passado, mas será possivel?

FICHA TÉCNICA


Título original: (Blue Valentine)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Derek Cianfrance
Elenco: Ryan Gosling, Michelle Williams, Faith Wladyka, John Doman.
Duração: 114 min
Gênero: Drama

2 comentários:

  1. Aline, melhorando cada vez mais em seus textos. Demais mesmo. Eu já tinha vontade de ver o filme, preciso ressaltar que essa vontade aumetou??! Virou necessidade!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada msm, fico mto feliz. Eu estava com vontade de assistir desde o ano passado, fiz de tudo para esperar a estreia no cinema, mas cheguei no meu limite e assisti antes hahaha. E vc, vai esperar a estreia ou vai assistir na net? Depois me conte o que achou :D

    ResponderExcluir