"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

quarta-feira, 6 de abril de 2011

UM BEIJO ROUBADO



Um Beijo Roubado é uma produção cinematográfica do chinês Wong Kar-Wai. A obra é marcada pela cor cintilante e única, podendo ser definida como intensa. As cores funcionam bem com a noite, período em que acontece a maioria das cenas.
A personagem Elizabeth parece ser doce e sensível nas noites em que passa no café, fazendo lamentações sobre a vida e as circunstancias que a levaram até ali. Depois de muitas overdoses de torta, ela viaja em busca de uma resposta, que mais tarde encontra no mesmo lugar que deixará, já que “meio por acaso” encontra em si mesma a cura que procurava. Pois o problema nunca está em um lugar exterior, mas dentro de nós, que devemos superá-lo.
Em suas viagens e empregos vemos as experiências que todos nós temos, lugares desconhecidos, empregos que nos distraem, mas não nos pertencem, pessoas que chegam do nada e se vão da mesma maneira, frustrações, decepções, obsessões e vícios alheios que nada mudam nossa rotina, mas afetam a descoberta interior.
Apesar de estar longe da cidade de que fugirá, havia algo que a ligava ao local, alguém que a motivava escrever e mandar notícias, mesmo que nunca tenham oficializado uma amizade ou um relacionamento.
O filme aborda a diversidade de emoções e estilos de vidas, mostrando desde a história das chaves, que funciona como uma metáfora para mostrar que podemos encontrar muita coisa diferente a cada porta que abrimos, até os clientes que Elizabeth encontra durante os empregos de garçonete.
A história fica no ensaio da reflexão, como se o diretor quisesse colocar o espectador para pensar, mas quando está chegando ao ponto de interrogação prefere emendar com a resposta, empobrecendo a obra.
O filme que abriu o Festival de Cannes em 2007 passeia entre o universo Cult e Pop. O clima lento talvez faça com que a massa perca a paciência, já que está acostumada com a agilidade da narrativa clássica e os mais alternativos podem frustrar-se com a cautela existente em fazer o espectador pensar.
Embora, a obra possa parecer um pouco esquizofrênica, vale a pena assistir uma história que ilustra dois personagens fragilizados por um amor do passado, mas que buscam manter-se em pé, ao contrário dos outros personagens que abalam suas vidas, por causa de amores não resolvidos, desde do amor entre homem e mulher até o paternal. Ou seja, entre tortas de blueberries, um café e duas pessoas desiludidas, ocorre um beijo roubado que doa-se a doçura do amor.

FICHA TÉCNICA


Título original: (My Blueberry Nights)
Lançamento: 2007 (China, França, Hong Kong)
Direção: Wong Kar-Wai
Atores: Jude Law, Norah Jones, Frankie Faison, David Strathairn.
Duração: 95 min
Gênero: Drama

2 comentários:

  1. Eu simplesmente AMO este filme, rs Vejo sempre e nunca me canso. Gosto das cores e atuações e a excelente trilha-sonora. Sei que o filme tem suas falhas, mas sim, gosto bastante :)

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse aqui em casa, mas ainda não vi. Mas só de ter Jude Law e Rachel Weiz, já me cheira a coisa boa.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir