"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

quinta-feira, 21 de julho de 2011

JUNO - TIC TAC DE LARANJA

 

Juno é um filme independente que chamou a atenção pelo roteiro de Diablo Coby premiado no Oscar de 2008. Logo, pressupomos que o filme não passa de mais um filme “teen”, uma propaganda com elementos coloridos e atores adolescentes, nenhuma novidade. Além de tudo, o gênero é rotulado de comédia, o que nos faz pensarmos em comédia romântica e seus clichês. Porém, trata-se de uma comédia carregada de drama que se expressa de uma maneira “fofa” para os jovens e não tão jovens assim. Acredito que filmes “fofos” tornaram-se uma marca positiva dentro de um mercado cinematográfico que quando trabalha com comédia não sabe fugir do mal gosto de cenas que ao invés de te fazer sorrir te leva a mais profunda irritação, com personagens bobos em uma história mais boba ainda.
O filme que estamos tratando tem bons atores do universo jovem, digamos que jovens do mundo alternativo como Michael Cera (de Scott Pilgrim). Esse universo também está presente em Juno, pessoas que gostam de rock, quadrinhos, que fazem música para ganhar dinheiro ou para se divertir. Juno, a personagem que dá nome ao filme, não chega a ser uma nerd, mas poderia ser. Porém, é justamente isso que ela está buscando, o que ela é em um mundo teen onde todos se rotulam de alguma coisa para poderem estar inseridos em alguma tribo.  
A gravidez da garota chega de uma maneira precoce a sua vida, fato que a leva optar pela doação do filho a uma família que deseja adotar um bebê. Essa é uma cultura norte-americana que deveria ser adotada em outros países, já que existem tantos jovens sem maturidade para serem pais e que acabam tento filhos e abandonando em latas de lixo ou dando uma educação sem nenhuma estrutura, criando indivíduos perdidos em uma sociedade em que eles chegaram de maneira indesejada.
A personagem de Juno é bem construída, já o personagem de Cera, Bleeker, deixa o questionamento no público de que deveria desempenhar uma função maior na obra, até pelo fato de ser o pai do bebê. Porém, a proposta é focar-se em Juno, que quebra a reação moralista que a sociedade tem diante de uma gravidez na adolescência. A família lhe dá total apoio, mostrando como os pais reagem aos tropeços dos filhos, que mesmo estando errados recebem o amor dos pais em qualquer circunstancia. A garota decide entregar o filho para outra família sem passar por nenhum conflito gerado pela duvida da decisão. É claro que tudo isso é muito utópico, já que na vida real os problemas não seriam enfrentados de maneira tão objetiva. Mas é cinema e podemos colorir um pouco as coisas, quando a proposta é, justamente, criar uma atmosfera agradável, diante de um fato que é sempre tratado de um modo negativo e “pesado” nas mídias e no cotidiano em que nos vemos inseridos.


FICHA TÉCNICA


Título original: Juno
Lançamento: 2007 (Canadá, Hungria, EUA)
Direção: Jason Reitman
Atores: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman.
Duração: 96 min
Gênero: Comédia

2 comentários:

  1. Juno é maravilhoso, um programão ;)

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus filmes favoritos desde sempre: indie, engraçado, inteligente e fofo! hehehe Nõ há ninguém como Juno xD

    ResponderExcluir