"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sábado, 17 de julho de 2010

A VOLTA DO PARAFUSO


Na obra "A volta do parafuso", o autor Henry James elimina o autor da narrativa e confere ao leitor a ilusão de estar presente na cena da ação, por meio de uma apresentação dos eventos e dos personagens diretamente sem comentários.
O modo de apresentar o romance muda pelo deslocamento do centro da ação para aspectos psicológicos e fantasticos. As circunstancias externas perdem significado diante dos acontecimentos internos que ocorrem na mente humana.
O sobrenatural é determinante na história. Partindo do mundo estranho a história toma sentido fantasmagorico. James teria provado do próprio veneno, pois sentiu "parte do horror que estava tentando evocar".
O autor brinca com a luz na escuridão, como por exemplo, as aparições do fantasma durante o crepusculo e a morte da preceptora em pleno meio-dia.
Podemos classificar o romance como gótico, já que esse tipo de romance lida com uma experiencia intensa, em um espaço isolado das condições do dia a dia, como percebemos em "A volta do parafuso". Também, a narrativa é permeada de um ar de mistério e horror com grande sugestão de sexualidade e sadismo. O motivo de crianças serem encantadas por um outro mundo  - ou pelos mortos - sustentam o tom gótico, além de não lidar tanto com os fantasmas, mas com o efeito que provocam naqueles que vêm.
O tom de diário causa o efeito de verossimilhança que faz com que o leitor acredite no que a preceptora viu.
Henry James não trabalha com questões sociais, mas sim psicológicas. Segundo Teodorov, o leitor tem que pairar entre a desrazão e a razão, não sabendo direito o que acontece, pois a história não tem solução. A fórmula de James percorre entre a certeza e incerteza, ou seja, a fórmula da narrativa fantastica.
A volta do parafuso é uma história de loucura e neurose, por meio de uma busca de sentido psicológico para vivências incomuns pela preceptora.
Ainda há uma explicação freudiana sobre as visões da preceptora ligadas as alusões sexuais da mesma.
Da obra de Henry James nasceu o filme de grande sucesso "Os inocentes". Por meio da obra literaria e cinematografia pode ser feito um estudo comparado "fantastico".

2 comentários: