"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A VIDA DE NORMA BAKER X MARILYN MONROE


Marilyn Monroe filha de pai desconhecido e da editora de filmes Gladys Pearl Monroe, cresceu em orfanatos, pois devido a problemas psíquicos a mãe foi internada.
aos dezesseis anos
Norma Jeane Baker, nome verdadeiro da estrela de cinema, aos dezesseis, foi tirada do orfanato por uma amiga de sua mãe, porém, mais tarde, a família não poderia permanecer com ela. Então, ela foi levada a escolher entre voltar para o orfanato ou casar-se. A jovem decide unir-se a Jimmy Dougherty, então seu namorado de 21 anos.
Baker vive uma vida matrimonial durante dois anos, adquirindo uma postura feminina do lar, segundo o modelo da época. Porém, sua vida que até então parecia estável é surpreendida pela convocação de seu marido a marinha.

Como todas as mulheres da época, que tiveram que se distanciar dos maridos por causa da Segunda Guerra Mundial, Norma foi trabalhar em uma fábrica, onde foi descoberta pela revista Yank, que fazia uma matéria sobre o trabalho feminino nas fábricas. Assim, em pouco tempo ela estava trabalhando como modelo.

A então modelo se apaixona pelo cinema e ingressa em um curso de teatro. Até que em 1946 seu marido retorna a casa e ela tem que deixar o casamento de lado pela carreira, já que era insuportável conciliar o casamento e a carreira na época.

Depois de ser contratada pela Twentieth Century Fox, Norma passa a usar o nome artistico Marilyn Monroe e muda o visual.  A partir daí ela ganha a imagem das pin ups, sensuais e inocentes. A carreira chega ao auge na década de cinqüenta, os anos mais intensos da história.

Em 1854 a atriz casa-se novamente, mas o casamento fracassa devido à carreira, mesmo motivo que levará o primeiro casamento a acabar.

Em 1955, Marilyn ingressa na escola de Lee Strasberg e um ano depois abre sua produtora, Marilyn Monroe Productions. Antes da década de 50 acabar, em 1959, Monroe ainda atinge mais uma conquista, o Globo de Ouro, por sua performance em Some Like it Hot.

O fim da década também foi marcado para Marilyn Monroe pelo casamento com o dramaturgo Arthur Miller. Dois anos depois viria à tona o fim do terceiro casamento da atriz. Provavelmente, um dos fatores que contribuíram para a separação seria o caso que Marilyn Monroe e John Kennedy mantinham desde o fim do segundo casamento da diva e manteve-se após a união com Miller.

Em 1962, aos 32 anos, Norma Jeane Baker, é encontrada morta com vários comprimidos ao seu lado. O caso não foi investigado já que os materiais investigações foram roubados do FBI, como gravações do telefone de Monroe, e um ponto final foi colocado, afirmando-se que a estrela havia se suicidado.

A atriz estava sendo pressionada por causa do caso com Kennedy, pois existiam riscos de um escândalo político. Realmente, a sua morte ocorreu em um momento oportuno para alguns interessados. Porém, afirma-se que suicídio foi a causa verdadeira da morte do ícone do cinema americano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário