"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

domingo, 18 de julho de 2010

A MEGERA DOMADA X DEZ COISAS QUE ODEIO EM VOCÊ - ANOS 90


Na década de 90 temos outro diálogo intertextual com a obra de Willian Shakespeare, o filme “10 Things I Hate About You”, comédia romântica norte-americana de 1999, escrita por Karen McCullah Lutz e Kirsten Smith.
O filme se apropria da idéia central do livro contextualizando com a época e público alvo (adolescentes) da produção cinematográfica. Nos anos 90 a mulher é independente, tem “voz social” e o patriarcalismo já não é tão forte. A figura feminina não é mais dependente do homem, como em décadas passadas.
Assim, a personagem principal, Kat, não sofre opressão, não é obrigada a ficar com Patrick por causa de uma convenção cultural, ela tem independência, suficiente, para escolher entre ficar com ele ou não.
Diferente do que ocorria nos anos 20 e que é retratado na novela da Rede Globo, O Cravo e a Rosa, a mulher na década de 90 casa e continua com suas atividades. Catarina na novela não queria se casar, pois, pertencia ao movimento feminista, e sendo assim não poderia se tornar uma dona de casa, já que o casamento a levaria a esse destino a fazendo abandonar o movimento para se dedicar ao casamento. Nos dias atuais, a mulher não precisa ser somente uma dona do lar, apenas, porque se casou, ela trabalha fora, tem vida social própria, entretenimentos, não precisando se dedicar integralmente ao marido como “figura sagrada”, como observamos no discurso final de Katherine em “A Megera Domada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário