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sábado, 17 de julho de 2010

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS – UMA ANÁLISE REFLEXIVA


O filme Sociedade dos Poetas Mortos tem como personagem decisivo no enredo o ex - aluno que volta para o colégio conservador anos depois como professor. O professor com novas idéias, vivido por Robin Williams, pertenceu a um clube de leitura formado por alunos que se reuniam para ler poemas, cujo nome era “Sociedade dos poetas mortos”, quando foram descobertos então o colégio reprimiu o grupo. Quando o ex-aluno volta para o colégio como professor, os atuais alunos descobrem esse acontecimento no histórico escolar do professor e reabrem a sociedade.

Podemos verificar que o novo professor vai contra os valores distorcidos da instituição ortodoxa, formada pelos quatro pilares, tradição, honra, disciplina e mérito, e diante disso é possível levantar alguns pontos reflexivos na obra cinematográfica.

Primeiramente, o professor tenta contextualizar suas aulas com a vida dos alunos, trabalhando com a expressão ‘carpe diem”. Dizendo para os alunos aproveitarem seus dias ele está dizendo que há um mundo a ser explorado, que deve-se penetrar no conhecimento não esquecendo o que ele pode nos proporcionar, que devemos inserir os saberes no cotidiano aproveitando cada momento da vida e não apenas perdendo horas de estudo sem adequar a realidade, ao mundo, as vivências. Ao pedir para um aluno fazer a leitura de um poema “Colha logo esta rosa; Esta flor que hoje sorri cheirosa; amanhã estará morrendo”, podemos interpretar que logo o conhecimento que hoje detemos se não aplicado poderá ser esquecido caindo na inutilidade.

Depois dessa introdução feita na primeira aula o professor parte para outra etapa, que não deixa de estar atrelada a primeira, pois o trabalho do professor é continuo e não apenas aulas aleatórias. O outro ponto a ser observado nas aulas do arrojado mestre é que ele mostra aos alunos que eles devem desenvolver suas próprias idéias, seus próprios pensamentos, isso é observado em alguns momentos do filme, por exemplo, quando ele diz que está formando pensadores livres e faz a seguinte pergunta a turma: Qual seria o seu verso? Então, os alunos são levados a produzir poemas e apresentá-los. Outro momento que trabalha a capacidade crítica do aluno é demonstrado, claramente, quando aparece o seguinte discurso no personagem “palavras e idéias podem mudar o mundo, aprender a pensar sozinhos, apreciar a linguagem”. Ainda há outras cenas que fazem o telespectador enxergar essa proposta: quando ao pedir que os alunos subam na mesa e olhem o mundo constantemente de modos diferentes fazendo uma comparação com a leitura que não deve ser feita de uma só maneira.

Os poetas mortos são destinados a sugar a essência da vida e com isso podemos fazer uma relação com o conhecimento, devemos sugar tudo o que ele tem a nos oferecer e não apenas conhecer e não aplicá-lo. Devemos aproveitar o dia usando de todo nosso aprendizado.

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