"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sábado, 31 de julho de 2010

MUSICAL: OS HOMENS PREFEREM AS LOIRAS


Marilyn Monroe fez grandes musicais entre eles há o chamado “Os Homens Preferem as Loiras” (Howard Hawks, 1953). O musical ilustra a década de cinqüenta liderada pelo consumismo.
A América detinha de 75% dos carros e eletrodomésticos produzidos no mundo. A modernidade vinha para fazer que a sociedade esquecesse o terror da Segunda Guerra Mundial. A fabricação de eletrodomésticos tinha o intuito de chamar as mulheres que haviam ido trabalhar nas fabricas, durante Guerra, de volta para seus lares. Por isso, a propaganda de pinups, que antes serviam de calendário para os soldados se distraírem, agora com eletrodomésticos e com a mesma sensualidade de antes. Ou seja, a mulher devia dar conta da casa e da beleza. A publicidade pregava que isso era possível com a ajuda da maquina de lavar, do aspirador de pó, etc., apoiando o consumismo.
No musical Os Homens Preferem as Loiras, vemos uma tentativa de recuperação do glamour perdido na Guerra.
Marilyn Monroe é uma dançarina de cabaré e o que vemos é uma tentativa de resgate freudiana, onde o homem deseja resgatar a mulher imoral para um caminho virtuoso. Também, podemos analisar esse resgate como o “resgate da nação” personificado na personagem.
Superficialmente pode-se pensar que o musical defende o feminismo, pois no inicio as personagens são independentes, no entanto, isso é um equivoco. Pois, as dançarinas se rendem ao poder patriarcal por meio do casamento e se mostram fúteis, vejamos isso muito bem expressado na letra da musica que é explorada no musical:

“Os franceses adoram morrer por amor
Eles se divertem em duelos
Mas eu prefiro um homem que viva e me dê jóias caras
Um beijo na mão pode ser sofisticado
Mas os diamantes são os melhores amigos de uma garota.
Um beijo pode ser grandioso
Mas não pagará o aluguel do nosso humilde apartamento
Os homens se tornam frios
Ao passo que as garotas envelhecem
E todos nós perdemos nosso charme no final das contas
Mas quadradas ou como peras recortadas
Essas pedras não perdem a forma
Os diamantes são os melhores amigos de uma garota.”

Depois que as mulheres conquistaram o trabalho fora de casa, ao voltarem da Guerra, os homens ficaram inseguros e com medo de perderem o poder patriarcal. Na realidade, os homens eram dependentes dos diamantes, já que na sociedade consumista que se moldava eles necessitavam de status.

Referência Bibliografica:
SMITH, Cristiane Busato, O lugar do corpo feminino na comédia musical dos anos cinqüenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário