"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

segunda-feira, 13 de junho de 2011

SIMON WERNER DESAPARECEU


Simon Werner a Disparu (Simon Werner Desapareceu) é um filme francês de 2010, do diretor e roteirista Fabrice Gobert, com participação no Festival de Cannes e estréia no Brasil, em junho de 2011, no Festival Varilux de Cinema Francês.
A obra pode ganhar uma classificação de gênero entre o drama e o suspense. Porém, percebe-se que tende mais a satirizar os gêneros do que ser um drama ou um suspense, propriamente dito. Podemos chegar a essa conclusão pelo fato de que o drama e o suspense da obra são sempre rompidos pelos flashbacks, nos levando a rotina de jovens colegiais. Essa ruptura com os gêneros também ocorre quando nós, acostumados com a narração clássica de Hollywood, passamos o filme todo procurando um desfecho para a obra ligando as causas dos desaparecimentos a apenas uma ocorrência, quando, no entanto, ocorre apenas um verdadeiro desaparecimento, cujo responsável não está presente na diegese até o momento do desfecho da história, desfazendo nossas expectativas de que o culpado seja alguém do grupo.
Mais uma sátira na obra é o modelo de suspense adotado em dado momento pela indústria cinematográfica norte americana, em filmes que jovens desaparecem, misteriosamente, e o enredo se baseia em descobrir os motivos do desaparecimento. O responsável é sempre um serial killer que mata as pessoas de um mesmo grupo por determinado motivo que as ligam. A condução do nosso psicológico para que pensemos que o filme francês é mais um suspense desse tipo é perfeita e quando descobrimos a peça que nos é pregada paramos para refletir sobre o que o cinema americano fez com nossas mentes pré-programadas.
Passamos o filme todo assistindo os mesmos dias vividos por diferentes pessoas do mesmo grupo. É muito interessante como os mesmos dias, nos mesmos lugares mudam (e se completam) de acordo com a percepção e vivência de cada personagem.
É possível dizer que o tempo diegetico da obra passa-se entre os anos 80 e 90, mas também é aceitável dizer que é atual. O figurino é clássico, jaquetas de couro, jeans e bombers. Os cenários também são neutros e as neuroses são típicas de todos que estão ou já passaram pela idade do descobrimento de si mesmo, a adolescência.
Podemos dizer que “Simon Werner Desapareceu” é uma obra jovial do Cinema Francês, com um elenco jovem e reflexões mais leves do que costumamos ver nas telas francesas. Ainda temos “Sonic Youth” na trilha sonora e produtores de “Persépolis” (2007) na construção da obra.
O filme é uma deliciosa brincadeira de detetive onde nossa mente "hollywoodiana" nos prega uma peça “bem bonita”.

FICHA TÉCNICA


Título original: Simon Werner a Disparu...

Lançamento: 2010 (França)

Direção: Fabrice Gobert

Atores: Jules Pélissier, Ana Girardot, Audrey Bastien, Selma El Mouissi.

Duração: 87 min

2 comentários:

  1. Aline, esse filme eu nunca tinha lido nada. Que interessante você trazer esse tipo de abordagem para cá, até porque, acho seus textos seguros e muito bons, parabéns por isso!

    Eu me senti super atraído pela premissa até, viu.

    Vou procurar "Simon Werner Desapareceu" logo, deve ter na internet. Parabéns pelo texto! abs

    ResponderExcluir
  2. Ele estava no Festival Varilux de Cinema Frances que ocorreu neste mês (junho). Procurei criticas dele, mas não encontrei mta coisa, mas acredito que vai fazer sucesso, tem potencial.
    Se vc encontrar na internet me dá um toque, vou querer reve-lo :)
    Fico feliz que goste dos textos, tento fazer o possivel para que sejam próximos de bons e que fujam um pouco do feijão com arroz da maioria que se foca mais em sinopses do que em reflexões :)

    ResponderExcluir