"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

quinta-feira, 23 de junho de 2011

ELE NÃO ESTÁ TÃO AFIM DE VOCÊ



Ele não está TÃO afim de você é uma comédia romântica, adaptada do livro de “auto-ajuda” “Ele simplesmente não está a fim de você”. O filme trata de como as mulheres são levadas a acreditar que quando os homens agem como idiotas estão a fim delas. E como esse processo de encorajamento existe em todos os universos femininos, uma ajudando a outra a fazer de simples atitudes masculinas, grandes sinais de que o homem realmente está apaixonado.
Parece loucura? Na verdade, nos identificamos com cada ato insano que é representado na obra. Pois, sabemos que quando estamos apaixonados (ou pensamos que estamos) podemos perder tudo (dignidade, vergonha na cara, auto-estima...), mas a esperança permanece ali, viva, intacta.
Mas não pense que o filme é machista e que ridiculariza a atitude diante dos relacionamentos na percepção feminina. Temos o personagem de Conor que sofre com a amizade colorida com Anna, tendo surtos neuróticos. Alex que toma a posição mais racional do filme e ajuda a entender a alma masculina, ao fim da obra entrega-se a teorias que ele considerava absurdas, por exemplo, agir impulsivamente e descobrir que isso faz parte do processo de estar apaixonado.
Conhecemos a vida amorosa de cinco mulheres, além das que depõem na diegese. Anna se relaciona com um homem casado e tem a esperança de que ele se separe por causa dela, pois conheceu alguém que lhe contou que alguém viveu uma história semelhante. Janine é a esposa traída que no fim percebe que seu final feliz pode ser ficar sozinha, ao invés de viver em uma relação fracassada. Mary tem relações virtuais e sofre por ter que checar todo dia sete tecnologias diferentes para ver se tem alguma mensagem. Beth vive com o namorado há anos se angustia com a dúvida de que um dia chegará a se casar, mas tem esperanças por que conheceu alguém que lhe contou que alguém viveu uma história semelhante. Por fim, Gigi é a que mais nos chama a atenção para a ansiedade em que vivemos no dia a dia de encontrar o amor de nossas vidas, sempre achando que aquele cara é o certo, enquanto ele nem se lembra do seu nome.
Enquanto Gigi tenta encontrar respostas para Conor não ter ligado, como perder o seu número ou ter sido atropelado e uma amiga ter vivido uma história em que o cara não ligou, mas deu certo, Alex tenta dizer que a amiga é a exceção e que devemos sempre nos ver como a regra.
Alex ressalta que se parece que o homem não está afim é porque ele não está afim. Ou seja, não se iluda. Gigi leva os conselhos de Alex a sério e passa a pedi-los sempre que está prestes a se relacionar com alguém, relacionamentos sem nenhum futuro, que Alex a faz enxergar de fato como são (sem expectativas).
Um dos conselhos que Gigi recebe é o de que se um cara quiser vê-la irá dar um jeito, em outras palavras, quando um homem está afim ele faz acontecer. Porém, a garota depois de um tempo, passa a acreditar que Alex está fazendo acontecer, analisa sinais que para ela são nítidos e inquestionáveis (será?).
Enfim, Alex se rende ao amor que sente por Gigi e que nem ele mesmo havia se dado conta até então. Vai até a sua casa e diz que já havia feito aquilo outras vezes, ligado e desligado e que estava se transformando no que ela era quando o conheceu. Então, ela reluta, pois relembra que ele mesmo disse que ela era a regra e que tinha que parar de achar que os homens iriam mudar. E o filme termina com Alex dizendo que ela é a sua exceção.
As feministas podem achar as palavras acima horríveis, como se as mulheres não pudessem tomar a frente de um relacionamento. Mas a realidade é que vivemos em uma sociedade patriarcal em que o homem acostumou-se a cortejar a mulher. Se ele ainda não tomou essa iniciativa de nada adianta correr atrás, se desgastar, se iludir e criar fantasias que quando desfeitas vão apenas deixar mágoas, corações partidos, sentimentos de decepção e dor.
A mensagem é a de que não devemos viver ansiosos a procura de um amor, forçando situações e sentimentos que não existem, mas que para cumprir a convenção de que “toda panela tem sua tampa” tentamos a todo custo encontrar a pessoa certa o mais rápido possível, esquecendo-se de que não depende de nós, mas sim da magia do amor acontecer. Nesse momento, não é a mulher que tomará uma atitude nem o homem, pois existirá uma sintonia para que isso aconteça de forma sutil e feliz para ambos os sexos.
Como diria Vinicius de Moraes, “para se apaixonar bastar estar distraído”.


FICHA TÉCNICA


Título original: (He's Just Not That Into You)
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção: Ken Kwapis
Atores: Scarlett Johansson, Bradley Cooper, Ben Affleck, Jennifer Aniston.
Duração: 129 min
Gênero: Comédia

2 comentários:

  1. Bom filme, divertido e simpático.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. eu assisti esse filme ,e adorei...
    parabéns a todos espero que fasão mais para que nós fiquemos atentas a esses idiotas que tentam nos enrolar...

    ResponderExcluir