"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sábado, 21 de setembro de 2013

KINOFORUM CURITIBA 2013 - SESSÃO 2




            Jovem sofre preconceito, filme que retrata o sentimento juvenil também sofre preconceito, talvez seja culpa de Malhação e seus estereótipos, mas nem toda representação do universo jovem segue a formula global. Eu não sei se gosto do Matheus Souza porque ele fala da juventude ou se eu gosto da juventude porque o Matheus Souza fala dela. Talvez essa seja a sintonia entre a minha identificação com o diretor que tem se destacado no rejuvenescimento do cinema (se você ainda não conhece o trabalho do Matheus comece assistindo a série “Vendemos Cadeiras”, será inevitável não tornar-se fanático, como aqueles adolescentes que colecionam pôsteres e usam camisetas da banda favorita). 

 
            Essa introdução é para falar da sessão de hoje no Kinoforum, que não teve Matheus Souza, mas abordou na exibição de cinco curtas (Solecito – Colômbia; Entre Gotas – França/Bélgica; Meu Amigo Virtual – Brasil; Vale da Baleia – Dinamarca/Islândia; 9 Vacinas – Argentina), velhos conflitos de jovens personagens. É obvio que chamarei a atenção para “Meu Amigo Virtual”, filme da produtora curitibana “O Quadro”. O diretor e roteirista Christopher Faust, que esteve presente na sessão, comentou que as referências usadas para a criação do curta foram filmes de gosto pessoal do fim dos anos 80/início dos anos 90. Usando elementos da linguagem de videoclipe e games, o filme tem um ritmo ágil, próprio do universo jovem e diáloga com a realidade virtual que criamos nas telas de nossos aparelhos eletrônicos. Não nos deparamos com um avatar saindo de nossas telas, mas a influência online em nosso cotidiano não fica distante do impacto que o amigo virtual de André causa em sua realidade até então monótona.
             Filmes jovens, com muitos diálogos e realidade motivada pela cultura pop é uma representação real de muitas vidas, talvez da sua aí sentado em frente a uma tela a espera de um amigo virtual na sua vida real.
            Amanhã tem mais Festival de Curtas, ainda dá para aproveitar e quem sabe encontrar um amigo cinematográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário