"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sexta-feira, 29 de março de 2013

UMA NOITE NA LUA (PENSANDO NO GREGORIO)


            Com texto de João Falcão, Uma Noite na Lua, teve a sua primeira montagem em 1998. Agora é a vez de Gregório Duvivier interpretar o monólogo antes interpretado por Marco Nanini.
            Diferente da primeira montagem, que contava com cenário e efeitos especiais, agora há apenas um homem no palco (mas não é qualquer homem no palco, é Gregório Duvivier) e uma iluminação que acompanha o personagem em seus devaneios. Acompanhamos um fluxo de pensamentos, que passeiam pela angústia do amor que se foi e a vontade de escrever uma peça ‘para impressionar a amada que já não o ama’.
            O ator que vem ganhando prêmios por sua atuação, que emociona e diverte na sintonia certa, dá vida tanto ao seu personagem quanto a Berenice, que se torna teoria e prática na vida desse homem, que pensa Berenice todo o tempo em que pensa em pensar sobre a peça, que nunca sai da premissa metalinguística, um homem, em cima do palco, pensando.
            Preocupado com o que Berenice vai achar da peça, se ela vai encontrar um sentido, se a peça não terá sentido, mas que ela dirá que é boa, com medo de não ter entendido o sentido e sentir-se burra, se ela vai perceber que a peça fala sobre ela, se ele irá chama-la de presunçosa por isso ou apenas se ele conseguirá escrever a peça em uma noite, os pensamentos do personagem são dominados por Berenice que não deixa que ele siga em frente ou, se vocês preferirem, escreva a peça.
            Uma Noite na Lua, trata da influência dos nossos sentimentos no processo criativo, de modo saudável ou patológico todo mundo amou/ama e quer expressar suas angustias por meio de uma sms, um cartão, um poema, uma música e por que não uma peça de teatro? O personagem quer escrever uma peça para Berenice, que ela goste e perceba como vale a pena voltar, pois ele é digno do seu amor.
            Enfim, vale a pena cada segundo de Gregório pensando em cima do palco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário