"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CARNEVALE DI VENEZIA


O carnaval de Veneza, na Itália, surgiu como uma clássica celebração de elite e intelectualizada, pois podemos ver muito luxo e representação artística nas fantasias e nas famosas máscaras.
As máscaras usadas no Carnaval de Veneza tiveram grande inspiração nos personagens da “Commedia Dell´Arte”. A Comédia de Máscaras ou “Commedia Dell´Arte” apresentava espetáculos teatrais em prosa pela Europa, incluindo a Itália, entre a segunda metade do século XVI até meados do século XIII. O espetáculo produzido pela Comédia de Máscaras baseava-se no improviso dos atores que produziam cenas cômicas, trágicas ou tragicômicas. Os personagens eram compostos por tipos típicos regionais, incluindo dialetos, temperamentos característicos, além de vestimentas e máscaras que davam todo o glamour ao espetáculo.
Podemos perceber em crônicas do fim do século XVI que a celebração do Carnaval de Veneza chegava a durar até seis meses. Foi nessa época, também, que o uso das máscaras foi regulamentado. Porém, no início do século XVII as autoridades proibiram o uso das máscaras em razão de abusos praticados com o uso das mesmas, como adultério, furtos e homicídios.
Depois disso o carnaval foi perdendo espaço entre as festividades de Veneza até o século XIX. A partir do ano de 1980 as autoridades passaram a encorajar a celebração e a volta de um grande traço da cultura de Veneza. As fantasias, acompanhadas das tradicionais máscaras, fazem parte do espetáculo que atualmente atrai mais de cem mil pessoas à Praça de São Marcos. O lugar onde ocorre a festa deixa o Carnaval de Veneza mais receptivo ao povo, tornando-se um evento popular.
Ainda há a burguesia que se nega a cultura popular e se fecha em hotéis de luxo decorados anualmente com temas das óperas de Verdi.
Mesmo com a popularização, o Carnaval da Praça de São Marcos conserva o luxo e o fascínio do Carnaval dos séculos anteriores, aproximando o povo que se diverte de maneira desinibida e fantástica aos olhos de todos que observam a representação cultural do Carnaval de Veneza.

5 comentários:

  1. Hoje em dia, todo mundo fica bebado nas varias praças e becos de veneza. O animo é tocado por muito álcool e hachiche, o denigre toda a beleza das máscaras e roupas que desfilam de manha pelo canal e pela praça de São Marcos.

    (eu sou um dos que denigrem, haha, passei 3 carnavais lá.)

    ResponderExcluir
  2. As drogas: problema social e cultural HAHAHA (Vou pedir sua colaboração para os posts, curti o comentario KSPAKSPAKSPKSPSK) comente sempre!

    ResponderExcluir
  3. NAOOO que nao deixe de ser o melhor lugar do mundo pra passar carnaval... (guilesanchez)

    ResponderExcluir