"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sábado, 25 de dezembro de 2010

A ALEMANHA ENTRE GUERRAS REPRESENTADA PELAS PERCEPÇÕES ARTISTICAS



É sabido que a arte representa a percepção de mundo, muitas vezes sendo instrumento de critica e protesto referente a algum caos social. Podemos citar a Alemanha em seu período entre guerras e as produções artísticas da época. Em um período onde as produções eram acadêmicas, a derrota na Primeira Guerra Mundial, foi o alicerce para a quebra de paradigmas artísticos.
Alguns dos mais importantes artistas da época pertenciam a Secessão de Dresden - Grupo 1919, como por exemplo, os expressionistas Otto Dix, Max Beckmann e Lasar Segall. Eles são grandes responsáveis pelo rompimento do academicismo, tendo em comum o mesmo tema em suas representações: a derrota e as conseqüências da guerra na Alemanha.
A gravura “Jogadores de cartas” (1920), de Otto Dix, é uma obra que aborda a trágica situação de muitos soldados que sobreviveram a guerra, mas tiveram seus corpos mutilados. A obra nos mostra homens jogando cartas, onde um deles sem suas pernas tenta se equilibrar na cadeira e outro sem os braços segura as cartas com os pés.
Os movimentos artísticos mostravam a degeneração do país com uma percepção lúcida do que acontecia com a sociedade. Na obra de Lasar Segall, “Eternos caminhantes” (1919), os tons dramáticos demonstram todo o clima de destruição, decadência, violência e rastros deixados pela guerra que não poderiam ser apagados da história.

P.S Obras desses artistas são freqüentemente expostas em museus por todo o mundo. O museu Lasar Segall, São Paulo, estará com a exposição “Verdade – Fraternidade – Arte” em cartaz até o dia 20 de fevereiro de 2011. O público poderá ver a Alemanha Pós - Primeira Guerra Mundial representada por meio de gravuras, aquarelas e documentos artísticos, além de obras contemporâneas que reconstituem a história por meio da arte.

Um comentário:

  1. Muito bom. O material me ajudou na elaboração de um trabalho. Obrigada

    ResponderExcluir