"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O PAPEL DAS GUERRAS E DA REVOLUÇÃO FRANCESA NA PERCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO FEMININA



Não podemos ser intolerantes com fatos históricos “negativos”, pois mesmo as guerras nos trouxeram grandes transformações positivas. É claro que poderia ter sido diferente e muitas vidas poupadas, mas neste momento iremos focar nossa análise na contribuição para a ascensão feminina.
As mulheres que, historicamente, vinham sofrendo com a idéia de inferioridade imposta pela sociedade machista, tendo sua capacidade intelectual subestimada, suas aptidões desprezadas e suas idéias sufocadas pela manutenção do lar, com as duas guerras e acima de tudo com a Revolução Francesa conseguiram alcançar conquistas significativas para o papel ativo na sociedade.
As duas guerras tiraram as mulheres de casa, levando-as a ocuparem espaço no mercado de trabalho. A Revolução Francesa, determinando a todos o ideal de Igualdade, Liberdade e Fraternidade, fez com que surgissem movimentos em prol da paz, da vida, das liberdades individuais e a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
Assim, os valores foram alterados, a ciência avançou, a tecnologia foi usada ao nosso favor e as novas concepções chegaram à percepção e representação feminina. E com acesso ao conhecimento as mulheres conseguiram lutar pelos direitos que até hoje estão sendo conquistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário