"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

domingo, 12 de dezembro de 2010

CINEMA NOIR



O cinema Noir teve origem no período da Segunda Guerra Mundial e significou uma evolução na sétima arte. As influências foram retiradas do expressionismo alemão e da literatura Hard-Boiled, até então evitada pela America do Norte, por tratar de sexo e violência, temas censurados pelo Código de Produção. Mesmo sendo uma produção norte-americana seu nome (Noir) e produção tiveram origem européia, já que nesse período os europeus se refugiavam na América, fugindo da Guerra e do fascismo Europeu.
O nome “Noir” foi dado por críticos franceses que viram na produção um lado sombrio, obscuro e perverso. Além da semelhança com séries literárias intituladas de “Noire”, que retratavam romances policias.
Um dos principais objetos de análises do cinema Noir é a “femme fatale”, uma mulher que pode levar o homem a destruição em conseqüência ao antagonismo americano dado ao sexo e ao amor. Geralmente, essas mulheres fatais são representadas por atrizes morenas, pois o estereótipo da mulher loira significava uma mulher “boazinha”, perfeita para ser a dona do lar. Talvez por isso o mito de que os homens preferem as loiras.
Podemos dizer que a “femme fatale” é o reflexo do medo masculino, frustração e outros sentimentos acarretados pela Guerra. Pois, a posição da mulher no contexto americano vivido durante a Guerra mudou. Ela passou a ocupar lugares na sociedade que, anteriormente, era ocupado apenas pelos homens, criando um tom melancólico no homem que teve que se adaptar, pois sua auto estima foi ferida e a mulher era a culpada.
Na época em que o cinema americano tomava grandes proporções o cinema Noir era produzido com baixo orçamento, pertencendo à classe “B”. Mas isso não era um fato negativo, pois assim permitia-se maior liberdade aos diretores, já que eram menos vigiados e produziam obras para um público especifico, abordando sempre temas como sexo e violência, incluindo a morte.
O cinema Noir é um tipo sofisticado, clássico e avançado. Um dos recursos usados nesse tipo de filme é a elipse, não há uma linearidade no filme, passando por fatos do passado e do futuro. A fotografia é outro elemento fundamental no Noir, os ambientes noturnos e o submundo mostrado nas telas tornam-se fascinantes na fotografia em preto e branco. E finalmente, mais um dos elementos que constituem o cinema Noir é o narrador em primeira pessoa, que para entender sua perdição e como pode ceder as tentações relembra fatos que aconteceram com ele.
O Cinema Noir passou a ter sucesso mundial, influenciando muitas obras pelo mundo. No Brasil até temos obras que podemos classificá-las pertencentes ao cinema Noir, no entanto, o contexto não prevalece, já que as principais características não se aplicam ao ambiente brasileiro. Como criar a luz e sombra do Noir em um ambiente tropical? Já a Argentina pode-se dizer que tem um contexto privilegiado para essas produções.
Esse tipo de produção passou a ser classificada como “Cult”, por não pertencer ao estilo hollywoodiano com final feliz, pertencentes à classe "A", além de não ter o tom melodramático e sentimentalóide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário