"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

domingo, 17 de junho de 2012

CARNAGE




            Baseado na peça Le ‘Dieu du Carnage’, de Yasmina Reza, ‘Carnage’, dirigido por Roman Polanski, surpreende e prende o observador. Dois casais em um apartamento discutindo sobre uma briga entre seus filhos. Como produzir um roteiro espetacular com uma locação e quatro personagens? Yasmina Reza e Roman Polanski nos dão a resposta.
            O filme inicia-se com os personagens mascarados, personas diferentes, mas amigáveis. Logo, percebemos que as divergências ideológicas começam a incomodar e o discurso passa a ser sutilmente irônico.
            Com a cena do vômito a sujeira é jogada no ventilador e as neuroses já não são mais maquiadas pela política da boa vizinhança. Daí, as neuroses manifestam com maior intensidade até chegar ao ponto da decadência de todos os personagens. Eles perdem os mecanismos de defesa, já alcoolizados, desabafam, agridem e passeiam entre o masoquismo e o sadismo.
            A sala do apartamento é cenário para as crises existências, angústias, insatisfações, egocentrismo e histerismo dos personagens. O cômodo que no inicio surge todo organizado vai degradando-se junto com as personas.
            De modo muito inteligente a história não se torna cansativa, já que o celular de Alan que não para de tocar, sutilmente alivia a tensão da narrativa, assim como o casal que ameaça ir embora várias vezes e a vontade de Nancy em vomitar. Recursos que interagem com a narrativa e não estão ali por acaso, só para ficar divertido.  
            Carnage narra uma tragédia, mas que vista de longe (por nós), facilmente passa para o tom cômico de forma inteligente e sem o nítido desejo de ser engraçado.

FICHA TÉCNICA


Direção: Roman Polanski

Roteiro: Yasmina Reza e Roman Polanski

Elenco: Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz, John C. Reilly

França/Alemanha/Polônia/Espanha , 2011 - 80 minutos

Comédia / Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário