"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sexta-feira, 15 de julho de 2011

SCOOP


Scoop – O Grande Furo é mais um grande acerto de Wood Allen, diretor de cinema autoral. É impossível assistir um filme de Allen sem fazer referencia as outras obras, é como se ele usasse o mesmo tempero, mas com um novo segredo que nos faz ter uma ansiedade em ver suas obras, sempre inteligentes com uma ironia própria do autor.
Scoop é um termo usado no jornalismo para designar um grande furo de reportagem, como o titulo em português nos explica (O Grande Furo). Pois, o público brasileiro é sempre menosprezado em sua inteligência, talvez pela rotina que temos em fazer os blockbusters lucrarem com nossa falta de consciência em dizer não a certos enlatados importados.
Mais uma vez Allen acerta em nos presentear com a atuação de Scarlatt Johansson em sua produção, que atualmente está sendo mal usada em filmes como A Viúva Negra e coisas horríveis do gênero. Mas Allen sabe do seu talento, usado também em Match Point e Vick Cristina Barcelona. Tanto que escreveu a sua versão feminina para a atriz em questão nesse filme.
Sondra é muito parecida com o alter ego de Wood Allen interpretado no decorrer de seus filmes, inclusive em Scoop, onde o seu personagem, Sidney, e Sondra se parecem muito. Tanto que Peter, o anti-herói da trama, menciona a semelhança entre eles (Sondra e Sidney). Podemos perceber que é nítida essa tentativa, até na aparência física, Johansson encarna o estilo de Allen, roupas simples, óculos...
O filme foi lançado em 2006 e volta muito ao estilo de comédias dirigidas por Wood Allen no século passado e também em O Escorpião de Jade. No segundo caso, o estilo investigativo toma conta da tela, também, adaptado em Scoop.
A comédia, realmente, consegue arrancar risos, não é um drama intitulado de comédia para dar mais lucros à indústria. O tom melancólico de Scarlatt desaparece dando lugar a uma desajeitada e apaixonada estudante de jornalismo. As neuroses de Wood Allen e reflexões sobre a mediocridade humana dão um pouco de espaço ao simpático mágico, um tanto desastrado e muito carismático.
O fantasma está presente na obra, assim como é possível vê-lo em outros filmes do diretor, como em Match Point, onde Scarlett mesmo surge como um fantasma no fim da diegese.
Finalmente, Scoop tem seus fãs e inimigos. Ver o lado positivo do filme é muito mais sensato, pois as criticas positivas estão pedindo para surgirem na obra ao contrário das negativas que seus adeptos terão muito trabalho para construí-las.
E a mensagem é: sempre confie no seu amigo, ele nunca vai te abandonar ou mentir, já o seu namorado pode te decepcionar e querer te matar, não literalmente como no filme, mas o seu coração com certeza pode sofrer sérios atentados.


FICHA TÉCNICA
 
 
Título original: (Scoop)
Lançamento: 2006 (EUA, Inglaterra)
Direção: Woody Allen
Atores: Woody Allen, Hugh Jackman, Scarlett Johansson, Fenella Woolgar, Kevin McNally.
Duração: 96 min
Gênero: Comédia

2 comentários: