"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ESTRANHOS NORMAIS


Estranhos Normais (Happy Family) é uma adaptação para o cinema da peça italiana de Alessandro Genovesi e do também diretor do filme Gabriele Salvatores.
A partir de um roteiro que o protagonista está escrevendo surgem os personagens que em uma metalinguagem conversam com o criador, dando sugestões para os caminhos que irão seguir na história e se rebelando com decisões do roteirista.
Podemos dizer que a obra lembra muitas características existentes na produção de Woody Allen, este que produz cinema de autor, meta que o personagem quer alcançar (produzir um cinema de arte). Com esse intuído ele acredita que deve deixar sua obra aberta, trabalhando com o conceito de que uma obra de arte deve deixar a reflexão para o espectador, dar o direito do final ao público.
Voltando as características de Happy Family que podem ser comparadas as de Allen, percebemos a conversa do personagem com a câmera, ou seja, conosco, ocorrendo isso ainda no inicio da obra, como geralmente acontece nas obras de Allen. O personagem não está em seu melhor estado psicológico, passando por algumas dificuldades amorosas entre outras. Os personagens que conhecemos durante a diegese são construídos por neuroses compartilhadas dentro de instituições familiares falidas. Também há o momento em que Caterina e Ezio estão conversando (flertando) na varanda em um cenário parecido com o de Annie Hall e os pensamentos dos personagens nos são revelados assim como no filme de Allen que usa legendas para tal feito.
Podemos dizer que o tema principal é a própria reflexão sobre a obra, desde o processo criativo do roteirista até o resultado final, que nem sempre obedece a ideia inicial do mesmo, modificada pelo diretor e atuação dos atores, que nesse caso são representados pelos personagens.
O protagonista nos chama a atenção para os medos que sentimos e que o filme é dedicado aos que cultivam essa fraqueza, ou seja, a todos nós, já que esse sentimento existe para que possamos viver seguros (ou deixarmos de viver para que os riscos sejam excluídos).
Enfim, os personagens são belíssimos, carismáticos e fascinantes. Personagens que estão se descobrindo e redescobrindo-se. Eles descobrem o amor ou a falta dele. O amor entre casados, o amor entre amigos, o amor de pai e de mãe, o amor pelo mar, o amor homossexual, o primeiro amor (que não será o último) e o amor de namorados, aquele que te deixa nervoso, te faz ver o mundo mais colorido e que deve ser cultivado para sempre para não cair no tédio da vida a dois.


FICHA TÉCNICA


Título no Brasil: Estranhos Normais
Título Original: Happy Family
País de Origem: Itália
Gênero: Comédia
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 2010
Estréia no Brasil: 01/07/2011
Estúdio/Distrib.: Pandora Filmes
Direção: Gabriele Salvatores

Um comentário: