"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

quinta-feira, 10 de março de 2011

GRETA


Quando nos deparamos com uma obra cinematográfica estrelada pela atriz Hilary Duff, logo pensamos: deve ser mais um filme produzido pela Disney, com mais um daqueles enredos onde os personagens passam por conflitos que só mesmo o Mickey e o Pato Donald poderiam se emocionar. Porém, According to Greta, é um filme alternativo e co-dirigido pela atriz. Sim, não podemos pensar que uma estrela teen vai permanecer por toda a vida no mundo encantado das princesas e príncipes enfeitiçados, ela cresce, escreve livro e dirigi filmes independentes.
Deixando o preconceito de lado, iniciemos a reflexão sobre a obra. Podemos dizer que Greta é uma garota forte, mas que se mascara, por meio do drama que ela insiste em produzir em sua vida. Porém, a perturbação da personagem não é em vão, já que sua mãe acha melhor se livrar dela junto com seus problemas do que eliminá-los e permanecer ao lado da filha.
É nesse contexto que a jovem vai morar com a avó e o avô e em certo momento percebe que há algo melhor na vida do que reclamar e perder tempo planejando a própria morte.
Greta é vista com bons olhos pelas pessoas, mesmo ela tentando construir uma imagem insuportável, o seu lado bom é percebido pelos indivíduos que ali convivem, como por exemplo, os clientes do restaurante, que mesmo ela tratando mal insistem em serem atendidos por ela.
O rapaz por quem ela se apaixona abre os olhos da garota para que ela perceba como está sendo ingrata com a sua vida, mostrando que podem haver finais muito tristes para as pessoas que se fecham em um mundo melodramático, como o seu amigo que cometerá suicídio, afetando as pessoas que estão a sua volta.
O fato do garoto não passar a mão em sua cabeça e dizer que apenas ela pode encontrar a cura de sua mente e que ela somente o procure quando as coisas melhorarem, também, é um ponto forte para a sua recuperação. Já que era isso que ela queria o tempo todo, levar um sermão, ouvir algumas verdades cruéis para sentir que alguém se importou com seus dramas.
Finalmente, ela percebe que não deveria chorar pelo o que havia perdido (no caso o seu pai), mas sim valorizar o que tinha. Percebeu que envelhecer não era ruim e que ela não estava no auge da vida e sim só poderia atingir esse ponto quando tivesse vivido muito.
Podemos dizer que Greta aprendeu a viver, percebeu que a vida que levava e o seu mundo interior eram a mesma coisa. Então, jogou todos os seus planos autodestrutivos no fundo do mar e seguiu em frente.
O mais importante do filme é que ele não tem como temática central o amor entre um homem e uma mulher, mas ele é inserido como parte de um conjunto de sentimentos, onde um precisa do outro para haver a harmonia, tão necessária na essência humana.
O final feliz, também, não mostra um casal que termina sorridente para sempre, mas sim alguém que encontrou a paz dentro de si mesma.
Em síntese, According to Greta, é uma obra bem produzida, apresentada no Festival de Cannes e muito bem recebida pelos espectadores. A trilha sonora funciona como parte do enredo, sempre com letras relacionadas ao que está acontecendo na história, ausentando-se o cenário do conflito, dando lugar somente ao som. O cenário tem um clima Cult e o elenco encara bem as propostas de seus personagens. Ou seja, vale a pena dar uma conferida e tirar suas próprias conclusões.


FICHA TÉCNICA


Título original – According to Greta

Gênero – romance / drama

Ano de lançamento – 2009

País de origem – EUA

Direção – Nancy Bardawil

Elenco:

Hilary Duff … Greta

Ellen Burstyn … Katherine

Melissa Leo … Karen

Evan Ross … Julie

Michael Murphy … Joseph

Tsianina Joelson … Stacy

Oren Skoog … Steve

Vivan Dugré … Donna

John Farrer … Homeless Street Drunk

Maury Ginsberg … Lou

6 comentários:

  1. Ja pensou em sair do blogspot e jogar tudo pro tumblr? Acho que o blog ficaria mais dinamico, e ia dar pra pessoas reblogarem os posts que gostassem e tudo mais enfim, ja uso tumblr neh? as coisas ficam mais... faceis e bonitas e legais uhdauehda

    aquelas sessoes q vc fez la em cima, no tumblr tem opcoes para as pessoas mandarem posts diretamente, vc so aceita ou nao, e coisas do genero sabe como? Tenta ai dar uma olhadinha!

    desculpa o assasinato do portugues mas to com preguiça de pensar,

    bjs,
    gui

    ResponderExcluir
  2. Nossa, você me fez lembrar que eu quero muuuuito ver este filme! rs Tinha visto o trailer quando estreiou nos cinemas dos EUA e lembro que tinha ficado muito curioso em conferir! Espero não me esquecer mais uma vez de ver este, hehehehe

    Excelente texto D:

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o filme e não acho a Hilary Duff uma grande atriz, talvez, queime minha língua com esse filme. Fiquei curiosa! ;)

    ResponderExcluir
  4. Realmente, não podemos dizer que a Duff é uma Natalie Portman. Mas ela dá conta da personagem proposta no filme. Agora, é tudo uma questão de percepção, a sua opinião vai depender mto disso. Espero que vc assista e nos diga oq achou.
    Obrigada pela contribuição. =*

    ResponderExcluir
  5. Vi dois blogs detonando o filme, ainda bem que li sua visão - pois mostrou um lado mais delicado, humano e sensivel do filme. Duff precisa de melhores projetos, ela é uma atriz interessante, bem mais que a chata da Amanda Seyfried que todo mundo elogia, rs.

    vou procurar o filme agora!
    beijo

    ps: me segue no twitter se tiver: @criscontreiras

    ResponderExcluir
  6. Na realidade, não gosto de fazer posts detonando os filmes, acredito que (quase) sempre há um lado bom.
    Quando comecei a escrever sobre esse filme imaginei que causaria polemica, mas as pessoas estão demonstrando curiosidade em assistir, o que me deixa muito feliz, afinal quer dizer que o texto convenceu. Só espero não decepcionar ninguem.
    Gosto bastante de Cartas para Julieta da Seyfried, mas ela desempenha um papel que muitas atrizes conseguiram tbm.
    Estou seguindo no twitter.
    bjo =*

    ResponderExcluir