"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

segunda-feira, 23 de maio de 2011

GREENAWAY: HIBRIDISMO E INTERTEXTUALIDADE


O contexto sociocultural contemporâneo em que estamos inseridos é tão influenciado pelo passado e tão modificado pelo presente que em instantes o que é moderno logo deixa de ser, tornando-se necessário que se crie cada vez mais tecnologias, recursos visuais e uma arte cada vez mais atraente para que seja capaz de conquistar o fascínio de uma sociedade tão cheia de opções que a rodeia.
No cinema é possível encontrar muitos recursos tecnológicos e artísticos criados para que seja possível atrair o público que deseja mais do que o simples moderno, quer um moderno avançado, que vá além da capacidade de captar tantas sobreposições e ruptura de linguagens.
Para esse fenômeno que nos rodeia cada dia com maior intensidade, damos o nome de “hibridismo”, que começou a ser chamado de tal maneira na exposição Passages de l'Image, organizada em Paris, em 1990, por Raymond Bellour e outros, assumindo o papel de denominar a ruptura entre linguagens e a inovação nos matérias que habitavam os meios de comunicação.
Nesse contexto a obra é constituída por fotografia, cinema, desenho, vídeo, textos produzidos em geradores de caracteres e modelos gerados em computadores. As imagens sobrepõem-se, as vozes também, criando uma atmosférica que encanta o espectador que tenta identificar cada código e cada linguagem, que fez com que o fenômeno hibrido criasse forma.
Peter Greenaway, cineasta britânico radicado na Holanda, faz muito bem esse trabalho, pois em muitos de seus filmes manipula as imagens em movimento, insere múltiplos quadros e molduras na tela que se misturam, por meio de tecnologia eletrônica disponível na computação gráfica que contribui para uma finalização estética plausível.
O mesmo cineasta também usa de recursos intertextuais, que segundo Julia Kristeva “todo texto é absorção e transformação de outro texto. Em lugar da noção de intersubjetividade, se instala a de intertextualidade, e a linguagem poética se lê, pelo menos, como dupla”.
Podemos ver isso em cenas que parecem ser imitações de quadros como, por exemplo, no filme “Próspero´s Books” (1991), traduzido em português como “A Última Tempestade”, além do diálogo com o renascimento e o barroco podemos encontrar o diálogo com muitos quadros aclamados durante as épocas dentro da arte plástica. Há uma cena em que o cineasta nos remete ao Quadro de Botticelli, “O Nascimento de Vênus”, como se tivesse feito um recorte na lateral esquerda do quadro e levado para a tela do cinema. Podemos fazer essa observação em meio à tempestade que também nos remete a natureza exaltada no período renascentista.
Também em certo momento na obra quando Próspero segura Ariel no colo, no alto do templo reproduz a imagem que vemos na obra “Madona em uma guirlanda de flores” (1616), de Peter Paulus Rubens, que também dialoga com a religião.
“A intertextualidade se dá, pois, tanto na produção como na recepção da grande rede cultural, de que todos participam” (Kristeva 1974). Ou seja, o leitor/espectador faz parte da composição do texto, ele é quem dará concretude a obra através da leitura e de sua interpretação com base nos conhecimentos precedentes à essa leitura, e esses conhecimentos precedentes farão intertextualidade, com o que está sendo lido.
Outra definição do que é intertextualidade é a de Tânia Carvalhal que nos diz que “A invenção não está vinculada a idéia do "novo". E mais, que idéias e as formas não são elementos fixos e invariáveis. Ao contrário, elas se cruzam continuamente”, confirmando-nos essa busca por entender o que é a intertextualidade. E temos ainda a seguinte citação do autor m. Ondatje “I don´t belive stories are told from A to Z anymore”, esta citação nos dá a percepção de que não existe um texto original em sua essência, tudo o que lemos e também o que vemos em comerciais, imagens, novelas e filmes comunicam-se com outras obras, teorizando a prática de Greenaway.

2 comentários:

  1. Nossa Aline, muito massa o seu texto. Bacana falar de cinema e não de filmes!! Espero ler mais textos assim... É sempre bom aprender mais :D

    ResponderExcluir
  2. Obrigada e pode deixar postarei mais textos teoricos :)

    ResponderExcluir