"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sábado, 25 de agosto de 2012

360 - FERNANDO MEIRELLES

 
O novo filme de Fernando Meirelles, adaptação da peça “A Ronda”, com roteiro de Peter Morgan, intitulado de “360”, como o próprio nome sugere trata das voltas que a vida dá. Às vezes é necessário andarmos em círculos para voltarmos ao ponto inicial (de uma nova escolha), evoluindo ou não.
Várias histórias de pessoas “comuns” acontecendo em vários cantos do mundo e os personagens se dedicando a aprendizagem da língua inglesa sugerem o tema: globalização e todas as suas consequências, boas e/ou frustrantes.
Todas as histórias partem de relações sexuais, que acarretam sentimentos, traições ou dinheiro. A representação de mundo percebida pelo público é que todo mundo trai e é traído. Já que são essas as causas dos conflitos vividos entre os personagens que vivem em diferentes espaços e culturas.
A metáfora da bifurcação aponta que nossas vidas dependem de nossas escolhas. No caso do filme, as traições em que a maioria dos personagens se envolve, tratam-se das escolhas tomadas pelos mesmos. Alguns escolhem trair, alguns não perdoam, outros nunca descobrem que foram traídos. E do mesmo modo todos seguem suas vidas por caminhos tortos, onde ninguém sabe onde vai dar.
As histórias de pessoas tão distantes se encontram, formam um círculo angustiante, onde os personagens perdem-se nas relações humanas, sofrendo e vivendo as consequências das alternativas que a vida nos oferece, insistentemente.

FICHA TÉCNICA
 
 
Reino Unido, Áustria, França, Brasil , 2012 - 110 min.
Drama  

Direção: Fernando Meirelles  

Roteiro: Peter Morgan  

Elenco: Anthony Hopkins, Jude Law, Rachel Weisz, Ben Foster, Vladimir Vdovichenkov, Maria Flor, Lucia Siposová, Gabriela Marcinkova, Johannes Krisc, Dinara Drukarova, Jamel Debbouze, Juliano Cazarré

Nenhum comentário:

Postar um comentário