"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sábado, 18 de fevereiro de 2012

AS MULHERES DO 6º ANDAR



Em “As mulheres do 6º andar”, Philippe Le Guay, faz uso do estereótipo espanhol (onde tudo é muito alegre e intenso), para dar vida a uma obra otimista sobre a vida. Para isso o diretor conta com um grande elenco que merece destaque, Fabrice Luchini (“Potiche – Esposa Troféu”), Carmem Maura (“Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”), Lola Dueñas (“Volver”) e Natalia Verbeke (“O filho da Noiva”).
O grande elenco vive personagens ambientados na década de 60, o que pode fazer com que o público relacione o filme com o também em cartaz “The Help”, pois ambos contam histórias de empregadas na década de 60, com a diferença territorial, levando a conflitos distintos, já que o primeiro trata das empregadas espanholas na França e o segundo das empregadas negras nos Estados Unidos da América, países que viviam realidades bem diferentes ocasionadas pela Segunda Guerra Mundial.
“As mulheres do 6º andar” é uma comédia social, que critica a vida burguesa, que se esforça tanto por conforto e imagem estruturada que se esquece da alegria de viver, pois passam a representar o tempo todo, mesmo que inconscientemente.
O patrão conhece o 6º andar, onde as empregadas vivem em “chambres de bonne”, os quartinhos no sótão dos edifícios parisienses e ali ele se encanta com a vida que existe naquele andar.  Mesmo diante das dificuldades as espanholas vivem como podem e felizes com o que dá. Ele decide se instalar em um quartinho e se sente bem pela primeira vez na vida, pois mesmo sendo um espaço limitado, é um espaço só dele, sem ninguém para interferir, sem regras para serem cumpridas por um bem social.
É diante dessa perspectiva que o patrão se apaixona pela empregada, mas ela foge e como em um conto de fadas ele vai atrás dela, mesmo que três anos depois, como uma metáfora de que se amor realmente existir não há tempo que o mate. Como dito no inicio, é uma visão otimista sobre a vida, sentimentos e maneira de encarar a vida.
Um filme que demonstra como a vida pode ser alegre se você deixar, como um amor pode dar certo mesmo com tantas diferenças e também como há sempre alguém para lhe ajudar e amenizar os momentos difíceis.
Não é só de filme com final infeliz que o pós-modernismo vive.

FICHA TÉCNICA


Duração: 104 min.
Origem: França
Estreia: 10 de Fevereiro de 2012
Direção: Philippe Le Guay
Roteiro: Philippe Le Guay e Jérôme Tonnerre
Distribuidora: Vinny Filmes
Censura: 12 anos
Ano: 2010

Um comentário: