"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sábado, 5 de fevereiro de 2011

AS FACES DO CISNE



Cisne Negro é uma obra cinematográfica de Darren Aronofsky, que recebeu indicações para diversos prêmios, inclusive para o Oscar (ainda saberemos se levará alguma estatueta).
Mas porque o Cisne Negro chamou tanta atenção da crítica e do público? Temos muitos enredos maravilhosos, mas que por não serem tão bem produzidos acabam se perdendo no caminho, o que não é o caso do filme em questão.
Podemos classificar Cisne Negro como um drama psicológico que leva o público a ver a história pela representação da mente de Nina, a protagonista. Nesse aspecto percebemos que a bailarina é reprimida pela própria falta de coragem e para se esconder de si mesma passa a buscar a perfeição na dança. Porém, mais uma vez o medo de se arriscar entra em seu caminho e diante desse problema ela passa a desenvolver representações que só existem em sua mente, mas que a faz ter a coragem que até então não conseguia encontrar.
O diálogo com a peça “O Lago dos Cisnes” é trabalhado de forma inteligente e emocionante, já que toda a história passa a ter sentido pelo fato de todos termos um cisne branco e negro dentro de nós, mas que quando um se sobrepõe ao outro algo pode dar errado. A dança também é belíssima e em nenhum momento torna-se chata e/ou cansativa.
Nina que deixa transparecer apenas o cisne branco dentro de si não tem estrutura para buscar seu cisne negro de maneira equilibrada. Dessa forma, ela se rebela contra a mãe, responsável pelo estado vulnerável da filha, já que a super proteção criou uma pessoa fraca sem autoconhecimento. “Doce menina” é a definição lhe dada e ressaltada durante todo o filme. Porém, a doçura está atrelada a falta de iniciativa, que a torna uma filha manipulada pelas vontades da mãe que passa a vê-la como doce e não como submissa e reprimida, como acontece na realidade.
O sexo sempre funciona para os reprimidos como a libertação do que está oprimido. O seu papel no Cisne Negro não é diferente, no decorrer em que a personagem vai deixando o cisne branco de lado, para dar lugar ao negro em seu interior, ela passa a descobrir o prazer sexual.
Podemos perceber que Nina tem apenas uma meta em sua vida, ser uma grande bailarina, o que faz com que se torne uma obsessão. Mais uma vez sem que tenha um equilíbrio, contribuindo para que sua mente não suporte a pressão e a responsabilidade de que o seu único objetivo na vida seja alcançado.
Durante o tão desejado espetáculo, o filme se desenrola no intervalo dos atos, onde as representações da mente de Nina tomam caráter decisivo. Ela consegue atingir seu objetivo profissional, com uma apresentação belíssima, mas encerra ali mesmo a sua vida.
Cisne Negro é uma obra fabulosa por explorar as fraquezas de alguém que se encontra fragilizada pelo medo de se arriscar, em uma sociedade que lhe cobra a perfeição o tempo todo, se escondendo atrás de uma busca que no caminho torna-se o único sentido da vida, esquecendo os prazeres que ela tem a oferecer, até que então a personagem se destrói sem que isso seja visível. Pois a responsável por isso é a sua mente, um lugar onde ninguém pode entrar a não ser ela mesma que se encontra dominada pelas suas alucinações.

2 comentários:

  1. Também achei esse filme belíssimo!
    A atuação da Natalie Portman realmente está diferenciada... Oscar na certa!
    Parabéns pelo blog, keep it goin' strong! http://conversadefilme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo comentário. Seja bem-vindo sempre e obrigada.
    Adorei a proposta do seu blog.

    ResponderExcluir