"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

domingo, 22 de agosto de 2010

RIP VAN WINKLE E SEU PAPEL SOCIAL

O Conto Americano “Rip van Winkle”, do autor Washington Irving, parte do sono metafórico para desenrolar o gênero maravilhoso do enredo.
O personagem principal começa demonstrando que desde sempre a preguiça o perseguia e por isso sua mulher teria tornado-se tão rabugenta, pois o peso da casa caia sobre suas costas. Dessa forma o protagonista passa a desempenhar o papel do acomodado na sociedade que deixa que os outros tomem as decisões e desempenhem o trabalho necessário para que a sociedade caminhe, indo contra o principio americano “Do it yourself”.
O sono é o momento em que fica mais marcado na mente do leitor, talvez pelo fato de que essa metáfora vem junto com a magia da porção (unidade de efeito) que o faz dormir durante um longo tempo.
Quando Rip van Winkle acorda ele está velho, sua família está com outra estrutura e os Estados Unidos já conquistou a independência.
O velho Winkle não participou desse desenvolvimento, pois a moral da história é de que “não se deve dormir no ponto”, enquanto você torna-se um parasita social as vidas caminham, a política evolui e a cultura se modifica.
Esse conto teve grandes proporções no leitor americano, podemos encontrar alguns monumentos de Rip van Winkle pelos EUA. Certamente, muitos americanos se omitiram na luta para a independência do país e se identificaram com o personagem.
Você faz a história e se não ficar atento as mudanças ficará junto ao passado.


5 comentários:

  1. Rip van Winkle é um conto muito interessante, pois retratada dois momentos muito importantes da sociedade norte-america,uma quando ele dorme numa colonia e a outra quando acorda em sociedade independente.É um conto cheio de elementos fantásticos e muito divertido de ler.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. se diz história e não estória!!!

      Excluir
    2. Estória está certo ué, é uma história fictícia , logo é uma estória, busque o significado

      Excluir
  3. Eu li esse livro quando eu tinha 10 anos.

    ResponderExcluir