"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

domingo, 22 de agosto de 2010

A FIGURA FEMININA NA IDADE MÉDIA


Perceba a ironia na imagem
Na época em que as mulheres usavam véus e homens espadas a figura feminina era completamente anulada diante dos direitos civis, sendo considerada incapaz de interagir no campo sócio-político. A única tarefa que devia ser executada por uma mulher era a de se dedicar ao bom andamento do lar, por meio de uma percepção religiosa.
As leis eram aplicadas muito mais severamente às mulheres do que aos homens entre o século V ao XV. Por exemplo, as mulheres solteiras não podiam alugar casas fora dos bairros autorizados e quem alugasse residências a essas mulheres eram condenados ao exílio. O homem que tivesse relações com uma mulher virgem ou com uma viúva com menos de 25 anos era apenas condenado a casar-se com a mulher. Quando a mulher cometia adultério ela e o seu amante eram condenados a execução, caso o marido não perdoasse. Porém, se o amante tivesse maior prestigio que o marido a sentença não era executada sem a confirmação do rei.
As mulheres deviam permanecer em suas casas fazendo trabalhos como fiar, tecer e bordar. O entretenimento da dona do lar se restringia a ler narrativas com discursos contra levantar-se a servidão.
A imagem da mulher construída na idade média era fútil e frágil, enquanto o homem simbolizava a força, virilidade, potência e sabedoria. Em síntese, a mulher medieval era apenas necessária para a reprodução da espécie sem ativa ocupação social.
Podemos dizer que os poucos que representavam a figura da mulher da idade média eram os trovadores em seus versos cantados.

2 comentários: