"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

RUBY SPARKS


Um escritor em crise. Uma namorada perfeita. Uma história para contar.
Analisando a sinopse do filme “Ruby Sparks”, podemos sintetizar o filme nessas três frases, mas nem só de sinopses vive o cinema.
Calvin, um escritor prodígio, não consegue produzir um novo romance até que sonha com uma garota e passa a escrever sobre ela. Até aí normal. Quem nunca se deparou idealizando alguma cena e logo transformando tudo em palavras, desejando que em um passe de mágica tudo fosse mais que teoria? Calvin acorda um dia e se depara com a sua criação infiltrada no seu mundo real.          
O primeiro sentimento? Desespero. O segundo? Adaptação. O personagem, vivido por Paul Dano, tem que aprender a conviver com a garota dos seus sonhos (e textos).
Ruby Sparks tem vida própria e consequentemente suas próprias vontades. Quando Calvin percebe que a namorada não atende as suas expectativas, pois deixou de ser uma idealização para transformar-se em realidade, volta a escrever a história de Ruby, manipulando a sua personalidade, um mal que aflige muitos casais: querer que o outro realize seus sonhos, ao invés de se apaixonar pelo o que a pessoa tem a oferecer.
É bem coerente que um cara egocêntrico cultive a solidão, logo podemos classificar Calvin nessa coerência. Além dessas características ele também nos mostra um lado melancólico e desajeitado em relação à vida, o que nos leva a simpatizar com o personagem. Ele não é o homem perfeito, Ruby não é o que ele espera e assim eles têm que aprender a conviver com isso, gerando o conflito da diegese. Se eles vão conseguir manter a relação diante dos obstáculos da realidade só saberemos no final da história, cujo roteiro é de Zoe Kazan (Ruby Sparks).
E o que podemos falar de uma história que passeia entre a expectativa e a realidade? Não tem explicação, “É amor, é mágica”.
 
FICHA TÉCNICA
 
 
EUA , 2012 - 104 minutos
Comédia / Drama
Direção:
Jonathan Dayton, Valerie Faris
Roteiro:
Zoe Kazan
Elenco:
Paul Dano, Zoe Kazan, Chris Messina, Elliott Gould, Annette Bening, Antonio Banderas, Aasif Mandvi, Steve Coogan, Toni Trucks, Deborah Ann Woll, Alia Shawkat

Nenhum comentário:

Postar um comentário