"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

domingo, 14 de agosto de 2011

WELCOME TO THE RILEYS



Welcome to the Rileys é um filme indie norte-americano de 2009, que teve sua estréia no Festival de Sundance 2010 e agora (agosto de 2011) surge no Brasil.
O filme que foi dirigido por Jake Scott, conta com grandes personagens interpretados por James Gandolfini, Kristen Stewart e Melissa Leo. Os personagens poderiam ser classificados como “a dona de casa”, “o empresário” e “a stripper”. Mas não é a abordagem que Scott faz. Os personagens são sofredores e como o titulo em português nos apresenta, eles estão com os “corações perdidos”.
Porém, não é a jovem de 16 anos que se prostitui a mais perdida da história, mas sim Doug e Lois. O casal que perdera a única filha, aos 15 anos, em um acidente de carro, passam a viver individualmente a dor da perda. A esposa mergulhada em uma depressão que a impede até mesmo de sair de casa e o marido que se afasta dessa melancolia do lar, buscando conforto no jogo e na amante.
Ao encontrar Mallory, Doug, vê uma maneira de ajudar alguém, ser presente na vida de uma jovem, que poderia ser sua filha (mas não é). O mais importante é perceber que não é Mallory que precisa de ajuda, já que ela não demonstra estar insatisfeita com sua vida ou querendo mudar a situação.
Desse modo, o casal, mesmo que inconscientemente, percebe que a vida daquela garota, que perdeu a mãe, também, em um acidente de carro, é muito mais árdua do que a deles, mas ela levantou a cabeça e seguiu em frente.
O final decepciona o espectador que já produz em sua mente possíveis finais felizes e/ou conclusivos. Mas não é esse o ponto que se quer chegar. Scott quer nos levar às reflexões sobre perdas e como lidarmos com isso. Você pode seguir em frente ou continuar preso a um sofrimento que não te levará a lugar algum.
É relevante, ainda, comentar sobre a atuação de Kristen Stewart, que por ter vivido a Bella na Saga Crepúsculo, poderá causar algum preconceito no público alternativo, o que é realmente irrelevante, pois seu desempenho em filmes não comerciais surpreende muito.
Em síntese, Corações Perdidos, é um filme que usa o silêncio como discurso, com poucos diálogos, já que é o interior dos personagens que importa. Um dos grandes pontos positivos do filme é conseguir expressar sentimentos na tela do cinema, enriquecendo uma simples história que poderia ser analisada em seu exterior, mas fazendo o inverso consegue ir além do que esperamos dos Rileys.

FICHA TÉCNICA


Corações Perdidos
Titulo Original: Welcome to the Rileys
Gênero: Drama
Duração: 110 min.
Origem: Reino Unido e Estados Unidos
Direção: Jake Scott
Roteiro: Ken Hixon
Distribuidora: Imagem Filmes
Censura: 16 anos

3 comentários:

  1. Gostei bastante deste filme. Me surpreendeu. Uma hiatória bacana e bem conduzida e ótimas atuações, principalmente de Stewart!

    Abs :)

    ResponderExcluir
  2. Kristen Stewart parece estar esquisitona neste filme, mas eu tenho vontade de conferir.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A Stewart está esquisitona no melhor sentido, vale a pena ver :DD

    ResponderExcluir