"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MANIC


Maníaco (Manic) foi lançado em 2001, pelo diretor Jordan Melamed. O elenco conta com o casal formado por Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschanel, que mais tarde ficariam conhecidos por Tom e Summer do filme 500 dias com Ela.
A história de Manic passa-se em um manicômio, onde o Dr. David Monroe tenta ajudar os pacientes ao mesmo tempo em que sofre com a impotência diante dos fatos e se vicia em remédios.
Percebemos que os problemas dos jovens que ali estão internados poderiam ser facilmente percebidos em qualquer ambiente de convívio social, como, por exemplo, uma escola, onde se rotulam os “tipos”, o valentão, a artista rebelde, a garota tímida que sobre com a falta de auto-estima e uma coisa em comum entre todos, o problema de relacionamento com os pais, a falta de diálogo e compreensão de ambos os lados.
Em certo momento da terapia em grupo, Sara (a artista) conta como foi parar naquele lugar, quando agrediu a mãe na seguinte discussão:
"Mãe - Jovenzinhas não saem na rua às 5 da manhã.
Sara - Que se dane! Eu vou sair."
Em outro momento ela conta como se tornou diferente das outras pessoas:

"- Sabe onde fica Calabasas? É cheio de japas e patricinhas. Eu não fiz exatamente uma festa de debutantes. Um dia estava no Mc Donald’s com aquela gente e tinha um lugar à mesa, então eu me sentei. A minha amiga virou os olhos e disse: Qual é! Você acha mesmo que é bonita? Porque você se acha, mas não é. A mesa inteira começou a rir. Eu chorei uns três dias e depois renasci. Sabe? Percebi que todos que eu conhecia eram uns babacas. Foi quando eu comecei a fazer o que eu queria sem dar a mínima para o que os outros pensam."
Vejamos que a personagem mostra uma ruptura das regras, quando a mãe apela para que não saia às 5 da manhã, tenta instituir uma regra de que “jovenzinhas” não saem naquele horário. E porque ela não poderia fazer diferente, porque ela teria que ser a regra e não a exceção? Quando ela tem um atrito com os amigos, ao invés de se esforçar para ser aceita, ela passa a não ligar para a opinião deles. E isso é errado? Ser e fazer o que você quer e não seguir as regras tão “bonitinhas” e convenientes para a sociedade?
Lyle agrediu um garoto que o zombava por apanhar do pai quando criança e ele revidou. Por isso foi parar na instituição, onde cria laços com algumas pessoas e com outras nem tanto. Como em qualquer outro lugar, com alguns nos identificamos e temos vontade de quebrar a cara de outros, mas nos controlamos.
Lyle é alguém com sonhos e vontade de viver. Ele quer viajar para fugir, vejamos o que ele nos diz a respeito disso:

"- Você acorda, faz o que quer, ninguém vem te encher. Você pode entrar num café na rua e comprar. A gente pode viver de verdade."
Não é com isso que passamos a vida inteira sonhando, em viver de verdade, fazer o que quisermos?
Ao serem indagados sobre o que os empolgam, surgem as seguintes repostas: Liberdade! Fazer o que você quiser sem se importar com o que os outros pensam; Jogar Playstation; Cuidar dos meus chegados e detonar quem se meter; Amor; Sexo; Não sei. Não é assim que nos sentimos? Até mesmo a resposta “não sei” cabe em nosso cotidiano, pois as vezes surge, realmente, a dúvida do que queremos, do que nos faz felizes.
O símbolo da anarquia, também, aparece algumas vezes durante o filme. O anarquismo para alguns simboliza a desordem e para outros a liberdade. É assim que os personagens são, para a sociedade seres perturbados que quebram regras e desorganizam o que está “certo”, mas eles idealizam poder viver da maneira que escolheram, livres para as próprias escolhas e atitudes.
Dessa forma que Manic funciona, como uma metáfora do que gostaríamos de ser, mas para termos aceitação da sociedade acabamos sufocando nossos sonhos e desejos, já que ao contrário poderemos ser considerados loucos por não querermos ter a vida padrão e decadente de todos.

FICHA TÉCNICA


Título no Brasil: Maníaco
Título Original: Manic
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 102 minutos
Ano de Lançamento: 2001
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Direção: Jordan Melamed

2 comentários:

  1. Nossa, além de ter uma história muuito interessante, ainda conta com o casal de 500 days of Summer? Tenho que ver o mais rápido possível!

    Valeu pela excelente dica, fia!

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Pirei mto qnd vi que existia esse filme, principalmente por causa do Joseph e da Zooey, movi céus e terras atras do DVD HAHAHA
    A história é mto boa e tem aquele ar de filme independente que eu adoro :D
    Assista e me conte oq achou =**

    ResponderExcluir