"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

UM SENTIMENTO CHAMADO ARTE


Definir a arte é muito complexo, pois estamos falando de percepções e representações de emoções e conceitos. Podemos tanto dizer que a arte tem um fim prático quanto todo e qualquer valor que você quiser que tenha. Os dicionários não dão conta de definir tantos conceitos existentes, a arte é uma das limitações, pois dizer que arte está ligada ao artesanato ou às técnicas de execução não é suficiente.
A arte é uma das formas que o ser humano construiu para que pudesse transmitir suas emoções de modo indireto, já que a materialização das emoções são interpretadas de acordo com a percepção de cada indivíduo. O artista usa de meios para que possa materializar toda a emoção. Ele descarrega em sua obra-prima todo o sentimento que está em seu ser e que será interpretado de acordo com o sentimento do público, assim construindo-se múltiplas interpretações do que o criador quis transmitir.
Dizer que existem sete artes na sociedade contemporânea é um equivoco. Classificar apenas a Música, a Pintura/Desenho, a Escultura, a Dança, a Literatura, o Teatro e o Cinema como as artes existentes é um ato brutal. Nos dias atuais incluímos a fotografia, as histórias em quadrinhos, os jogos de computador e vídeo e arte digital.
Certamente essa classificação das onze artes ainda é imprecisa, pois a cada dia há pessoas fazendo arte, exteriorizando suas essências para que possamos enxergar as nossas na arte alheia. Porém, o importante não é classificar as artes, mas sim senti-las. Arte é tudo de inexplicável que vivemos. Talvez essa fosse uma boa definição para o que vem a ser a tão fascinante arte. Então, VIVA E FAÇA ARTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário