"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

quarta-feira, 25 de abril de 2012

UM MÉTODO PERIGOSO - ENTRE A MORAL E O PRAZER


Em “Um Método Perigoso” o diretor canadense David Cronenberg se apropria das ideias de Sigmund Freud, Carl Jung, Sabina Spielrein e Otto Gross para criar um filme onde os mesmos se debatem entre teoria e prática.
Baseado na peça The Talking Cure, de Christopher Hampton, observamos o nascimento da psicanálise e os questionamentos enfrentados por meio do conservadorismo imposto pela sociedade, para que sejamos tratados como “normais”.
Spielrein e Gross (colegas de trabalho de Freud e Jung) por não se adequarem ao padrão sexual, são tratados por Carl Jung. No entanto, seus pacientes passam a influencia-lo. Nas sessões com Gross os papéis se invertem. Otto Gross encoraja Jung a render-se aos desejos pela paciente russa.
Sabina Spielrein, por sua vez, sente-se culpada pelo seu masoquismo, desenvolvendo uma patologia e sendo internada na clinica em que irá ser tratada por Jung que testará o novo método criado por Freud.
Freud não aceita novas teorias, pois tem medo de colocar sua credibilidade em risco. Por esse motivo corta relações com aquele que até então era o seu pupilo. Percebemos que Freud sente-se ameaçado por Jung. Um ariano rico e com novas ideias, passa a ser visto como uma ameaça ao pai da psicanálise.
Otto Gross é aquele que não reprime seus desejos, que abre mão da vida convencional para viver uma vida de prazeres, ao estilo “sexo, drogas e rock’n’roll”. Gross pode ser considerado o mais louco ou o mais resolvido da história, dependendo da percepção e ideais de quem o julga.
Em meio a diálogos e estudos referentes à mente humana, prazeres e repressões impostos pela mente, Cronenberg, ainda trata da perseguição que Sabina Spielrein e Sigmund Freud sofreram pelos nazistas, pois “os anjos falam alemão”.


FICHA TÉCNICA


Diretor: David Cronenberg
Elenco: Michael Fassbender, Viggo Mortensen, Keira Knightley, Vincent Cassel, Sarah Gadon, Michael Fassbender
Produção: Martin Katz, Marco Mehlitz
Roteiro: Christopher Hampton
Fotografia: Peter Suschitzky
Trilha Sonora: Howard Shore
Duração: 99 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Drama