"A NOSSA LINGUAGEM CRIA O MUNDO."

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A REPRESENTAÇÃO DA MODA



A sociedade européia influenciou o mundo, diante das transformações culturais e tecnológicas da época, formando um novo mosaico que afetaria inclusive a moda. Ou seja, o discurso da moda expressa manifestações, artísticas, culturais, econômicas e étnicas, que por meio de estudos antropológicos fascinam as análises referente à moda, que vai além da banalidade demonstrada por meio da futilidade produzida pela ignorância.
Relativo ao século XIX percebemos que a vida coletiva dos centros urbanos foi afetada pela imersão na era industrial, antecedendo a vida metropolitana contemporânea. Os trajes masculinos que eram refinados, ocasionado pelo capitalismo industrial, foram substituídos pela figura austera empreendedora.
Até o século XVIII os homens viam no vestuário um sinônimo de poder, porém depois disso as mulheres passaram a explorar esse cenário e a moda masculina se limitou às roupas escuras e sóbrias. Assim, o poder patriarcal passou a ser representado pela ostentação das roupas usadas pelas esposas, mães e filhas.
A Revolução Industrial foi responsável pela mudança que percebemos até os dias atuais. Então, podemos responsabilizar o capitalismo industrial pelas mudanças estruturais da sociedade que refletiram na percepção dos vestuários.
Assim, constatamos que a representação e percepção do comportamento social pode ser “costurado” pelo cenário da moda, que é representado por símbolos que demonstram a evolução social ocorrida no cenário público e privado, acarretando em conceitos de uma Era.

Um comentário:

  1. adorei o designer eu tambem adoro desenhar mas esses desenhos sao muito melhores q o meu

    ResponderExcluir